Topo

Treinador de 'RDA' aposta na experiência do brasileiro para derrotar Usman

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

29/11/2018 17h01

Nesta sexta-feira (30) Rafael dos Anjos retorna aos octógonos do UFC em um duelo que promete ser equilibrado, uma vez que o adversário do lutador carioca é Kamaru Usman, sensação da categoria dos meio-médios (77 kg). Mas apesar da dificuldade que 'RDA' encontrará pela frente ao enfrentar um rival em grande fase, Jason Parillo, treinador do brasileiro, afirmou, em entrevista exclusiva à Ag Fight, que a experiência de seu pupilo será o diferencial no combate entre os atletas.

Responsável por afiar a trocação de Rafael, Parillo ressaltou que apesar de mais rodado, o brasileiro segue motivado para atuar no Ultimate, até por conta de seu último combate na organização. De acordo com Jason, Dos Anjos usou a frustração da derrota contra Colby Covington em junho para extrair forças extras para o duelo contra Usman, que encabeça o card do 'TUF 28 Finale', em Las Vegas (EUA).

"Ele definitivamente tem todas as armas, habilidades necessárias, ele tem muito mais experiência que o Kamaru . Usman é um tremendo striker, é um cara forte com uma habilidade única no wrestling, ele tem grandes socos na manga, mas o Rafael tem uma tremenda experiência e está bastante faminto, motivado. Acho que ele está desapontado com sua última luta contra o Colby Covington, é uma luta que ele sabe que poderia ter vencido", declarou Parillo.

"Acho que treinamos mais duro do que deveríamos para esse combate , um pouco de 'over' talvez. Ficamos prontos muito cedo, ele estava um pouco quebrado, não acho que foi o Rafael 100% para aquela luta, até mesmo por isso ele está mais motivado ainda para essa luta . Ele sabe era uma luta que ele deveria ter vencido, e agora ele vai enfrentar um estilo similar, é um estilo que ele sabe que pode vencer, que ele é treinado para vencer, e ele não foi capaz de provar isso da última vez, mas dessa vez ele vai mostrar exatamente as armas que ele tem", opinou o treinador do brasileiro, em entrevista exclusiva à Ag Fight.

Parillo aposta na possibilidade de Usman pressionar Dos Anjos contra o cage usando seu jogo wrestling - forma como o brasileiro foi derrotado por Colby em seu último duelo e também por Khabib Nurmagomedov, em 2014. Mas apesar disso, o treinador de Rafael garante que o rival nigeriano também tentará medir forças em pé antes de adotar uma postura mais conservadora. E independentemente da tática de Kamaru, Jason deixa clara sua confiança no pupilo.

"Sim , até porque o Rafael já foi derrotado desta forma . Até mesmo na luta contra Khabib, esse era o jogo que eles tinham em mente quando derrotaram o Rafael. Mas acho que o Usman vai tentar trocar mais com o Rafael, porque ele tem mais confiança no peso de suas mãos. Então acho que ele vai tentar acertar o Rafael e ver se consegue vencê-lo assim . Se não conseguir, obviamente acho que seu plano B é colocar o Rafael contra as grades e travá-lo", admitiu Jason.

"Acho que o Rafael vai quebra-lo, ele vai usar sua experiência, óbvio que também tem sua determinação de ganhar, mas acho que com a experiência que ele tem, ele vai vir com tudo para essa luta, vai se mover mais, ficar longe das grades e demolir o Usman com socos", projetou o técnico de trocação de Rafael.

Atualmente, Dos Anjos ocupa a terceira posição da categoria até 77 kg do UFC. Já Kamaru figura em quinto na lista dos melhores atletas da divisão. O vencedor do confronto desta sexta ganhará força na disputa pelo direito de disputar o cinturão dos meio-médios como desafiante.