McGregor defende nova categoria e aponta Diaz como possível rival pelo cinturão

Apesar de Dana White ter descartado a possibilidade de uma nova divisão de peso no UFC, diversos atletas continuam a pressionar o dirigente pela criação da categoria até 74,8 kg. O mais novo apoiador é Conor McGregor, que relatou o desejo de enfrentar Nate Diaz por um hipotético cinturão que ficaria entre os pesos-leves (70 kg) e os meio-médios (77 kg).
Em entrevista à 'Fox Sports' na última quarta-feira (3), Conor apontou um argumento direto: "Mais divisões de peso, mais campeões". A alegação é que os eventos com disputas de cinturão costumam atrair muito mais interesse do público. Outra justificativa para a criação da nova categoria, de acordo com o irlandês, seria o menor sofrimento para lutadores que hoje atuam entre os pesos-leves baterem o peso, já que teriam uma margem de mais quase 5 kg.
O 'Notorious' ainda citou o caso do UFC 230, que acontecerá no dia 3 de novembro. O evento estava sem luta principal até o princípio desta semana, e diante da necessidade de um combate em que valesse cinturão no show de Nova York, o Ultimate antecipou o duelo pelo título vago dos pesos-moscas (57 kg) feminino. A princípio, a disputa seria entre Valentina Shevchenko e Joanna Jedrzejczyk em 8 de dezembro, no Canadá, mas a polonesa alegou falta de condições de se preparar a tempo e deu lugar a Sijara Eubanks.
De acordo com McGregor, seria mais simples se o UFC simplesmente criasse a nova categoria e colocasse o cinturão em jogo no duelo entre Nate Diaz e Dustin Poirier, que já estava previamente agendado para o evento. E, deste modo, caso o californiano vencesse a luta, o irlandês poderia desafiá-lo para um terceiro combate. Em maio de 2016, em um confronto pelos meio-médios (77 kg), Diaz derrotou Conor, mas o irlandês pediu a revanche e derrotou o americano em agosto daquele ano, na mesma divisão. O irlandês foi além e ressaltou que o UFC poderia criar outras categorias intermediárias às já existentes.
"Mais divisões de peso, mais campeões. Por que não? (...) Veja o que aconteceu no UFC 230. Eu acho que a luta Diaz-Poirier deveria ser o evento principal. É ótimo para as mulheres estarem lá, mas se é uma disputa de cinturão que eles querem, então por que não adicionar mais divisões, mais cinturões, mais campeões, mais pay-per-views com disputas de cinturão? Isso vai ajudar os atletas, creio eu, no corte de peso e coisas assim. Então talvez eu e Diaz possamos fazer a trilogia nos 74,8 kg", destacou o irlandês.
"O jogo está cheio de vagabundos. Não mudou muito, então é bom estar de volta. Eu tenho essa trilogia com Diaz. Eu vou dar a esse homem uma revanche. Ele me deu uma revanche, então eu vou dar a ele uma revanche. (...) Talvez possamos inaugurar a divisão de 74,8 kg. Eu acredito que deveria ter 65 kg, 70 kg, 75 kg, 79 kg, 84 kg, até mesmo 88 kg. Por que não? Mais cinturões", reforçou.
Ex-campeão simultâneo em duas categorias do Ultimate, pena (66 kg) e leve (70 kg), McGregor lutará no próximo sábado (6) contra Khabib Nurmagomedov pelo cinturão dos leves. O irlandês acumulou ao longo da carreira profissional um cartel de 21 vitórias e apenas três derrotas como atleta de MMA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.