Números comprovam equilíbrio na vitória de Whittaker sobre Romero no UFC 225

Robert Whittaker e Yoel Romero fizeram, na noite do último sábado (9), um duelo equilibradíssimo que terminou com vitória do campeão dos médios (84 kg) por decisão dividida. Houve, claro, bastante controvérsia, e o cubano afirmou ainda dentro do octógono que se sentia vencedor. Analisando o triunfo de Whittaker por meio das estatísticas, pode-se entender o porquê de tanta incerteza.
Em 25 minutos de luta, os dois acertaram um número muito semelhante de golpes significativos: foram 128 de Robert e 111 de Yoel. O cubano foi mais preciso: teve 46% de aproveitamento, contra 39% do australiano - valor que mostra como o detentor do cinturão tomou mais a iniciativa do combate.
Já em relação aos rounds, as estatísticas comprovam a sensação de dois dos três juízes do confronto, que pontuaram o quarto assalto para Whittaker. Em golpes significativos certos, ele foi superior no primeiro round (33-9), no segundo (29-20) e no quarto (34-20). No terceiro e no quinto, quando o cubano quase conseguiu o nocaute, 'The Reaper' ficou em desvantagem: 18-36 e 14-26.
De tão parelho, o duelo foi considerado 'luta da noite' pelo UFC. No entanto, como Yoel Romero não bateu o peso na sexta-feira (8), os US$ 100 mil - equivalente a cerca de R$ 380 mil -, normalmente divididos entre os dois atletas, ficaram somente com Whittaker.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.