Ex-Bellator, Amoussou promete nocautear em duelo 'quase-brasileiro' no Brave

Veterano de importantes organizações mundo afora, como M-1 Global, Cage Warriors e Bellator, Karl Amoussou estreia no Brave CF neste sábado (9), na 13ª edição do evento, que acontece em Belfast, capital da Irlanda do Norte. O francês vai enfrentar Rodrigo Cavalheiro num duelo que é praticamente brasileiro ? isso porque Karl é casado com uma recifense. Em entrevista exclusiva à Ag. Fight, o meio-médio (77 kg) comentou sua relação com o país e prometeu nocautear seu adversário.
O camp de Amoussou para esta luta foi internacional. Depois de duas semanas treinando na KHK MMA, no Bahrein, foi para Genebra, cidade suíça na fronteira com a França, onde esteve com o irmão e técnico Bertrand Amoussou, e por fim foi para a London Shootfighters, academia inglesa na qual fez treinamentos com Michael Page, meio-médio do Bellator. Todas essas experiências, segundo Karl, serviram para aprimorar seu jogo para o duelo contra Rodrigo. O brasileiro, aliás, também falou em nocautear o francês ? que, por sua vez, afirmou que Cavalheiro não perde por esperar.
"Como respondo? Farei isso com meus punhos assim que a porta do cage se fechar. Ele logo se dará conta de que não pode trocar comigo. Não quero nem falar sobre o resto...", disse.
Elogiando a nova casa, Amoussou elogiou a competitividade da categoria, mas preferiu não fazer planos para o futuro dentro da organização, que é a maior do Oriente Médio. "A divisão no Brave já é cheia de grandes talentos e segue sendo "alimentada". Eu gosto disso, de ter sempre muita competição. Mas quero manter o foco no Cavalheiro. Só penso nele no momento. Assim que eu acabar com ele, sentaremos com a diretoria para conversarmos sobre meus próximos passos", declarou.
Karl fala português muito bem, adora a comida brasileira ? "Poderia comer churrasco todo dia" ? e até tem um time por aqui. "Não gosto muito de futebol, mas não tenho outra escolha: se eu não disser que sou Sport, serei um homem divorciado assim que essa entrevista sair", brincou. Mas nem sempre a intimidade com o Brasil foi tão grande.
"Eu e minha esposa sempre nos comunicamos em inglês, porque ela morou em Londres por muito tempo. Ela não falava francês e eu não falava português quando nos conhecemos. Comecei a falar português há cinco anos, quando fui passar as férias em Olinda e não conseguia me comunicar com a família dela. Isso me incomodou e tomei vergonha na cara (risos). Logo depois de começar a ter aulas de português, passei a treinar na ATT, onde há muitos brasileiros, e isso me ajudou", contou.
A relação com o nosso país, entretanto, começou antes do casamento. Quando seu irmão, Bertrand, passou pelo Pride, onde venceu Yasuaki Miyazono, Karl viajou ao Brasil para conhecer alguns de seus ídolos no MMA e se testar diante deles.
"Sempre fui muito fã do Wanderlei Silva e ele me motivou a fazer a transição do judô para o MMA. Ele foi o cara que fez com que eu me apaixonasse pelo esporte. Quando tinha 19 anos, queria fazer logo minha primeira luta, mas meu irmão Bertrand disse que eu não estava pronto. Eu fiquei muito chateado e resolvi pegar um trabalho noturno para pagar uma passagem e treinar na Chute Boxe", relatou.
"Quando cheguei, todos os caras importantes estavam lá, como Wanderlei, Shogun, Cyborg, Ninja, Nino Schembri e até o Sakuraba passou uns dias por lá. Foi surreal, como um sonho. Fiquei três meses treinando e foi muito difícil, porque ninguém falava inglês, o treino era muito duro e, muitas vezes, só fazia uma refeição no dia, pois tinha gasto tudo nas passagens. Quando voltei, finalmente meu irmão disse que eu estava pronto, e foi assim que tudo começou...", completou.
Neste sábado, Karl tenta se reconciliar com as vitórias. Depois de sete triunfos consecutivos, o francês perdeu seu último confronto, diante do ex-UFC Dominique Steele, no Cage Warriors, em novembro do ano passado.
Confira o card completo do Brave CF:
Card principal
Galo (61 kg) | Stephen Loman vs. Frans Mlambo
Peso casado (73 kg) | Norman Parke vs. Myles Price
Meio-médio (77 kg) | Karl Amoussou vs. Rodrigo Cavalheiro
Mosca (57 kg) | Andy Young vs. Bryan Creighton
Pena (66 kg) | Declan Dalton vs. Zack Zane
Peso casado | Mohammad Fakhreddine vs. Sidney Wheeler
Leve (70 kg) | Lutador a ser anunciado* vs. Erik Carlsson
Card preliminar
Médio (84 kg) | Konrad Iwanowski vs. Glenn Irvine
Médio (84 kg) | Lutador a ser anunciado* vs. Chad Hanekom
Peso casado (73 kg) | Cian Cowley vs. Oktawian Olejniczak
Peso casado (79 kg) | Ben Bennett vs. Adam Byrne
Pena (66 kg) | Piotr Tokarski vs. Sam Slater
Pena (66 kg) | Aidan James vs. Tommy Martin
Leve (70 kg) | Jonathan Reid vs. Constantin Gnusarev
* Kareem-Abdul Al-Selwady e Tarek Suleiman deixaram o card nesta semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.