Multicampeão de jiu-jitsu, André Galvão anuncia aposentadoria aos 35 anos

Seis vezes campeão mundial de jiu-jitsu na faixa-preta, Andre Galvão anunciou sua aposentadoria dos tatames aos 35 anos. Um dos maiores nomes de sua geração, o líder da equipe Attos deixou o cenário competitivo às vésperas da edição 2018 do campeonato mundial, quando poderá focar suas energias apenas em seus alunos.
Apesar da aposentadoria do kimono, Galvão prometeu que em 2019 ainda defenderá seu título da superluta do ADCC, torneio de submission realizado de dois em dois anos em que foi campeão em 2011 e pelo qual permanece invicto desde então.
Após o anúncio de sua decisão através de suas redes sociais, Galvão recebeu diversas homenagens de competidores e fãs. Dentre seus maiores rivais no tatame, nomes como Marcelo Garcia, Pablo Popovitch e Rodolfo Vieira ajudaram a fazer do atleta de 35 uma lenda do esporte.
"Eu quero ter certeza de que eles não sejam apenas campeões no tatame, mas que eles possam superar desafios, se tornando uma pessoa melhor, vivendo o sonho deles, assim como eu vivo o meu sonho", postou o agora ex-atleta.
Entre 2008 e 2010, Galvão chegou a pausar sua carreira no jiu-jitsu para se dedicar ao MMA. Nos octógonos, o atleta colecionou cinco vitórias e duas derrotas, a última delas, por sinal, foi para Tyron Woodley, atual campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.