Topo

MMA


Uriah Hall detalha drama com desmaio e convulsões em corte de peso

Quinn Rooney/Getty Images
Imagem: Quinn Rooney/Getty Images

Ag. Fight

18/05/2018 11h01

Uriah Hall experimentou no último mês de janeiro uma situação que nenhum atleta gostaria de passar. Na véspera do UFC Fight Night 124, em St. Louis, quando iria enfrentar Vitor Belfort na categoria dos médios (84 kg), o corpo do jamaicano entrou em colapso durante o processo de corte de peso, e a luta acabou cancelada.

Naquela oportunidade, Hall chegou a ser criticado por Dana White por supostamente não levar os treinos a sério. O presidente da organização o acusou de, uma semana antes da luta, estar em festas e boates em Los Angeles - o que o lutador classificou de especulações, quando revelou que sua vida correu risco. Mas, em entrevista à emissora ESPN nesta quinta (17), Uriah afirmou que estava muito abalado nos dias pré-luta por causa do suícidio de um de seus treinadores.

"Duas semanas antes, meu técnico, Robert Follis, tirou a própria vida. Aquilo me afetou muito. E parei de falar com um dos meus melhores amigos. Isso me estressou muito", contou.

Hall creditou o problema ao seu próprio ego. Segundo ele, embora já não aguentasse mais seguir no processo de perda de peso, decidiu continuar para se manter 'invicto', sem nunca ter estourado o limite de sua categoria.

"Cortei o peso até 84,8 kg. E, então, eu estava: 'Bem, não sei se eu consigo ir mais do que isso'. Eu ia pagar a multa de 20% da bolsa. Mas eu sou tão disciplinado, que eu estava 'Sabe, eu nunca estourei o peso... Vou bater'. Acabei chegando a 84,1 kg. Bati o peso. Aí me lembro de pensar algo como 'OK, vou descer até a balança'. Eu estava andando para o elevador e bum. Desmaiei. Quando acordei, as pessoas estavam ao meu redor", lembrou.

"Eu estava no elevador segurando meu melhor amigo. Aparentemente, eu o mordi, para segurá-lo. Desmaiei de novo. Acordei, havia paramédicos, um cara estava tentando colocar uma agulha em mim... E eu me lembro de me sacudir, sem o controle do meu corpo. Quando acordei no hospital, eu estava gritando por água. 'Me deem água! Me deem água!" Eles disseram: 'Ainda não podemos te dar água'. Eu segurei minha irmã e disse 'Diga a eles para por favor me darem um gole de água. Finalmente me deram um gole, e eu desmaiei", completou.

Uriah tem 13 vitórias e oito derrotas em sua carreira. Vice-campeão do TUF 17, o peso-médio ganhou seis lutas e perdeu outras seis dentro do Ultimate. Ele já tem luta marcada: vai encarar Paulo 'Borrachinha' no UFC 226, em 7 de julho.