Topo

MMA


USADA projeta solução para evitar casos como o de Cigano no UFC; entenda

Christian Petersen/Getty Images/AFP
Imagem: Christian Petersen/Getty Images/AFP

Ag. Fight

09/05/2018 09h31

Em recentes casos de exames antidoping que apontam para o uso de substâncias proibidas, se tornou comum que os atletas flagrados aleguem que foram vítimas da ingestão de suplementos contaminados. E enquanto dá início à uma investigação para analisar caso por caso, a USADA (agência de antidopagem americana) suspende provisoriamente os lutadores envolvidos, que desta forma ficam impedidos de retornar ao UFC - medida que foi criticada por Júnior 'Cigano'. No entanto, como continua a atualizar seus métodos de apuração e análise, a entidade parece ter encontrado uma solução para evitar essa confusão.

De acordo com o presidente da agência, existe um projeto para proibir o acesso aos moduladores seletivos de receptor de androgênio (SARM), o que já diminuiria o problema de contaminação dos suplementos. Em entrevista ao site 'MMA Junkie', Travis Tygart explicou que é um trabalho difícil identificar os atletas que realmente foram vítimas de suplementação contaminada dentre aqueles que usam esse argumento para conseguirem uma punição mais branda.

"Achamos que temos uma ótima solução para garantir que moduladores seletivos de receptor de androgênio (SARM) não estejam mais no mercado e nos suplementos. E isso deve acabar com os problemas de contaminação, pelo menos é a nossa expectativa. Vimos isso nos esteroides. O controle de desenvolvimento de esteroides é em grande parte o motivo dos SARMs estarem no mercado", explicou o presidente da USADA.

"Alguns estão dominando as questões de contaminação, mas estão listados e os atletas estão ingerindo sem saber. Esse é um problema que queremos exterminar. Temos um trabalho duro para acabar com as defesas de suplementação contaminada, mas também dar o crédito para quem é legítimo".

No caso de Cigano, a suplementação utilizada pelo atleta de fato foi contaminada e o brasileiro precisou ficar afastado do octógono por nove meses até que a USADA conseguisse analisar e comprovar o argumento dado pela defesa. A substância ilegal foi detectada em um exame realizado em agosto passado. Além dele, Rogério 'Minotouro' e Marcos 'Pezão' também foram inocentados pelo mesmo motivo.