Topo

Yamasaki admite que demorou a interromper luta de Priscila 'Pedrita' em Belém

Ag. Fight

01/05/2018 18h37

O árbitro Mario Yamasaki admitiu, nesta terça-feira (1º), que deveria ter interrompido antes o verdadeiro massacre que Valentina Shevchenko impôs a Priscila 'Pedrita' no UFC Belém, em fevereiro. Na ocasião, Yamasaki permitiu que a quirguistanesa acertasse 230 golpes ? a grande maioria em posição de domínio no chão ? contra 3 da peso-mosca (57 kg) brasileira, para só aí parar o combate. A demora rendeu críticas de fãs e do próprio Ultimate.

Em entrevista ao site 'MMA Junkie', Mario afirmou que participará do seminário comandado pelo veterano árbitro John McCarthy na Semana Internacional de Lutas, em junho, com dois objetivos: avaliar a estrutura do workshop, para eventualmente aplicá-la naqueles que ele mesmo coordena, e provar sua capacidade para as Comissões Atléticas e o UFC. "Acho que eles vão saber que continuo tentando ser o melhor que posso ser. Não estou sendo arrogante. Estive lá por 19 anos. Não tenho mais o que aprender", afirmou.

O brasileiro também afirmou que se arrependeu de ter afirmado que, ao demorar para declarar encerrado o combate, "permitiu a Pedrita ser guerreira". Depois da luta, o presidente do UFC, Dana White, disse que Mario nunca mais deveria ser chancelado para arbitrar na organização. E, de fato, desde o evento no Brasil, Yamasaki não esteve em nenhum show. A Confederação Brasileira de MMA, inclusive, já divulgou a escala de arbitragem do UFC 224 sem ele.

Mario afirmou também que espera não ter sido banido do UFC e que não tem se oferecido para trabalhar em comissões atléticas que recebem eventos da organização. Mas questionou a intensidade das críticas a ele. "Se você levar em conta os 19 anos em que eu tenho arbitrado, quantas vezes minhas decisões foram controversas? Quatro? Cinco? Mas as pessoas sempre veem erros. Não há nada que eu possa fazer. Só tenho que me concentrar e tentar não interromper cedo demais ou tarde demais. Reprogramar. Fazer meu trabalho, entende?", falou.

Em quase duas décadas de arbitragem, Yamasaki mediou algumas das lutas históricas da organização, como, por exemplo, Anderson Silva vs Vitor Belfort, no UFC 126. Ele também esteve em lutas do Pride, Strikeforce, WEC e EliteXC, entre outros eventos.