Topo

Juíza que deu vitória de 'Canelo' contra 'GGG' é suspensa provisoriamente de lutas de boxe

Tom Hogan/Hogan Photos/Golden Boy Promotions
Imagem: Tom Hogan/Hogan Photos/Golden Boy Promotions

Ag. Fight

18/09/2017 13h24

Realizada no último sábado (16), o duelo entre 'GGG' e Saul 'Canelo' parou o mundo do boxe e atraiu atenção para o resultado que apontaria o nome do pugilista mais dominante do mundo na atualidade. No entanto, após uma verdadeira guerra de 12 rounds, um empate majoritário foi decretado, causando críticas de fãs e especialistas por um detalhe em específico: um dos juízes laterais marcou vitória do atleta mexicano em dez assaltos.

O árbitro em questão foi Adalaide Byrd, que se manteve em silêncio após a controvérsia, embora seu nome tenha ocupado o noticiário de boxe desde então. Afinal, enquanto dois jurados apontaram para uma disputa equilibrada e discordaram na pontuação em apenas um round (Judge Dave Moretti marcou 115-113 para GGG, enquanto Don Trella cravou um empate em 114-114), a experiente juíza roubou a cena com um impensável 118-110 a favor do atleta mexicano.

"Não vou escalar ela logo agora", afirmou Bob Bennett, diretor executivo da Comissão Atlética de Nevada, em conversa com o jornal 'Los Angeles Times'. "Ela precisa respirar. Infelizmente, ela não fez um bom trabalho. Posso dizer que ela conduz bons treinamentos, apoia juízes... Mas sua pontuação foi muito larga".

Dessa forma, como medida para proteger Adalaide, seu nome não constará nas próximas grandes disputas a serem realizada no estado americano de Nevada. Pelo menos até a poeira baixar e a polêmica sobre uma possível revanche entre os lutadores ter sido resolvida (provavelmente com um reencontro marcado para a temporada 2018).