Topo

MMA


Equipe de Cigano pede contraprova e se desculpa com Ngannou por doping

Brunno Carvalho/UOL
Imagem: Brunno Carvalho/UOL

Ag. Fight

19/08/2017 12h38

 

No começo da noite dessa sexta-feira (18), uma notícia caiu como uma bomba para Junior ‘Cigano’, ex-campeão dos pesados do UFC. A USADA (agência norte-americana de controle antidoping) comunicou o Ultimate sobre a falha em um dos exames feito pelo brasileiro recentemente e o evento decidiu retirá-lo do UFC 215 como forma de precaução.

Horas depois da notícia se espalhar pelo mundo do MMA, a equipe de Cigano emitiu um comunicado oficial em que se defende da acusação, explica qual substância foi encontrada no corpo do atleta e garante que pedirá a contraprova do exame.

De acordo com o comunicado, a substância encontrada se chama hidroclorotiazida, um diurético que pode mascarar outras substâncias proibidas pela USADA. A equipe de Cigano trabalha com a possibilidade de que algum suplemento ou medicamento que o atleta tenha tomado estava contaminado.

A falha no exame antidoping retirou Junior Cigano da luta contra Francis Ngannou, que aconteceria no UFC 215, programado para dia 9 de setembro. O brasileiro se desculpou com o adversário pessoalmente.

Veja o comunicado na íntegra abaixo:

Junior testou positivo para uma substância chamada hidroclorotiazida, que é um diurético proibido pela USADA por ser considerado um agente mascarante. Nós não sabemos de onde veio essa substância. Junior teve seu sangue e urina testados aleatoriamente por muitas vezes e nunca testou positivo para uma substância proibida.

Nós solicitamos hoje testes na amostra B. Muitas vezes, a amostra B poderá mostrar resultados idênticos à amostra A. Porém, nós já estamos analisando seus suplementos nutricionais e medicações para determinar se alguma coisa estava contaminada. Jeff Novitzky e Donna Marcolini, do UFC, forneceram orientações para esse processo, e agradecemos pelo profissionalismo e competência.

Junior permanece comprometido e apoiando o programa antidoping da USADA – mesmo que esteja passando por uma consequência infeliz disso. Ele conversou pessoalmente com Francis Ngannou e pediu desculpas pela consequência não intencional para ele. Junior agradece a Francis pela simpatia, compreensão e respeito durante a ligação, e está muito ansioso para que ele e Francis tenham uma nova data para se enfrentarem“.