Topo

MMA


Roger Gracie finaliza, vence maior revanche do jiu-jitsu e se aposenta

Roger Gracie finalizou Marcus Buchecha - Reprodução/ Flograppling
Roger Gracie finalizou Marcus Buchecha Imagem: Reprodução/ Flograppling

Ag. Fight

23/07/2017 17h02

O evento Gracie Pro reuniu diversos grandes nomes do jiu-jitsu na tarde deste domingo (23) na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, era apenas uma luta que realmente garantia tensão total dos fãs e fazia do torneio um dos mais aguardados do mundo entre os praticantes da modalidade: Roger Gracie x Marcus ‘Buchecha’. E, como esperado, a disputa não chegou ao final dos 15 minutos previstos.

Ao contrário do primeiro e único duelo entre eles, em 2012, quando o mais jovem campeão mundial dominou as ações e quase finalizou no final o combate, que terminou empatado porque as regras do Metamoris não previam pontuações, Roger desta vez deu show.

Sem se deixar derrubar, o membro da maior família de lutadores do mundo frustrou as tentativas do rival e o confundiu. Na primeira brecha vista, Roger puxou para a guarda e aproveitou a tentativa de passagem para prender Buchecha com o joelho entre suas pernas, o que tirou sua estabilidade e garantiu que a posição final fosse desenhada.

Ao raspar e ficar por cima, Roger obrigou o mais pesado adversário a ficar de quatro para evitar a pontuação e rapidamente pulou para suas costas. Com as pernas cruzadas em volta de sua barriga, um estrangulamento com a lapela do kimono deixou Buchecha vermelho antes que ele próprio optasse por dar os três tapinhas em sinal de desistência.

Ao final da disputa, amigos e familiares de Roger invadiram o tatame e fizeram a festa antes que ele anunciasse sua aposentadoria definitiva dos tatames. Aos 35 anos, o carioca coleciona dez títulos mundiais, sendo três na divisão absoluto. Por sua vez, Buchecha, também com dez títulos, coleciona cinco no absoluto.