Roger Gracie anuncia torneio de despedida do jiu-jitsu
Atual campeão meio-pesado (93 kg) do One Championship, Roger vem se dedicando ao MMA e pretende seguir competindo apenas nessa modalidade depois de se despedir dos tatames. Em conversa com a reportagem da Ag. Fight, o veterano revelou que é quase certo que pendurará o seu quimono após competir no GP Pro League.
"Esse GP provavelmente será muita última luta de jiu-jitsu. Depois disso só lutarei MMA até me aposentar", contou.
Apesar de toda a experiência adquirida depois de quase 15 anos lutando jiu-jitsu profissionalmente, Roger enxerga o seu retorno aos tatames como um dos maiores desafios de sua vitoriosa carreira. Afinal de contas, na visão do veterano, é difícil voltar a competir em altíssimo nível após um tempo afastado do BJJ.
"Esse meu retorno aos tatames será uns dos desafios mais difíceis da minha carreira. Depois de tanto tempo afastado não é fácil voltar à forma antiga. Mas com o tempo que tenho para treinar acredito que voltarei à forma sem problema', declarou.
Com apenas uma participação em torneios de jiu-jitsu desde 2012, Roger continuou acompanhando o esporte de longe e não viu muitas mudanças na modalidade. Na opinião do ex-campeão, cada atleta tem seu ponto forte, mas, no fim das contas, nada de realmente novo surgiu no BJJ durante o seu período afastado.
"Pelo que tenho acompanhado, não acho que mudou muito. Sempre tem uma geração nova vindo e com atletas mais e mais preparados. Cada atleta tem seu estilo diferente mas não tem nada de muito novo”, apontou, antes de sugerir que o seu recorde de títulos nos jiu-jitsu será batido em algum momento. “Cedo ou tarde alguém vai quebrar meus recordes no tatame. O Bochecha está bem próximo disso".
Por fim, o atleta de 35 anos de idade fez questão de ressaltar que não se arrepende das decisões tomadas na carreira – como a migração para o MMA – e que toda essa experiência contribuiu para sua formação como lutador: “Não me arrependo de nada na minha carreira. Tudo que fiz me levou a ser o atleta que sou hoje. A vida é um aprendizado”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.