Topo

Polêmica! Sonnen acusa Ortiz de ter desistido verbalmente de luta no Bellator 170

24/02/2017 11h05

Chael Sonnen foi finalizado por Tito Ortiz no Bellator 170 - Jessica Portasio

Chael Sonnen foi finalizado por Tito Ortiz no Bellator 170 – Jessica Portasio

Chael Sonnen decidiu jogar lenha na fogueira. Pouco mais de um mês após ser finalizado por Tito Ortiz na última luta da carreira do californiano, o falastrão americano fez uma revelação – ou melhor, uma acusação – de que o ‘Campeão do Povo’ bateu antes de conseguir pegar suas costas e aplicar o estrangulamento que deu fim ao combate. Em outras palavras, o antigo rival de Anderson Silva garantiu que o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) do UFC desistiu antes de se consagrar vencedor. Mas como o juiz não ouviu a sua rendição verbal, o duelo prosseguiu.

O lance a que Sonnen se refere aconteceu logo no início da luta. Ortiz atacou suas pernas e aplicou boa queda, mas deixou o pescoço exposto. Rapidamente, Chael encaixou uma guilhotina e por pouco não finalizou o adversário. No entanto, de acordo com o falastrão, o membro do Hall da Fama do UFC chegou a desistir verbalmente durante o estrangulamento e o único motivo dele não ter falado sobre esse fato anteriormente foi em função da aposentadoria do ex-campeão do UFC.

“Olha, o Tito bateu naquela luta. Eu vi que ele bateu. Eu ouvi ele desistir verbalmente e eu nunca falei uma palavra sobre. A única razão que eu nunca falei nada, em primeiro lugar, é que quando você perde, você simplesmente aceita a sua derrota. Não é uma desistência se o juiz não interpretou como desistência. Então, o Tito não bateu. Eu pensei que ele tinha desistido e deixei uma movimentação acontecer. Ele desistiu verbalmente e eu nunca falei nada sobre isso e a razão é que ele se aposentou do esporte cinco segundos depois. Ele se retirou do esporte cinco segundos depois que eu bati e um minuto e cinco segundos depois que ele bateu. Não havia revanche. Não havia nada para construir em cima e nenhuma razão para contar a verdadeira história”, declarou no episódio mais recente do ‘You’re Welcome’, seu programa de podcast na internet.

Apesar de estar aposentado do MMA desde o duelo contra Sonnen no Bellator 170, Ortiz deu sinais no último fim de semana de que estaria disposto a voltar a subir em um cage. Isso porque, após o anúncio de que Matt Mitrione estava fora da luta contra Fedor Emelianenko no último sábado (18), o californiano rapidamente se prontificou em seu Twitter para encarar o russo. E a atitude do Campeão do Povo parece ter ligado o alerta em Chael, que sugeriu um combate de tira-teima entre eles.

“O placar entre eu e Tito está um a um e você sempre vai para uma partida de tira-teima. Todo mundo sabe disso”, afirmou, se referindo também ao triunfo que soma diante do rival no wrestling, anos atrás.

As declarações de Sonnen não passaram despercebidas por Ortiz, que tratou de responder o falastrão através de sua conta no Twitter: “Chael Sonnen, você é minha p***”.

Ao que parece, mesmo com a aposentadoria de Ortiz, uma revanche entre os atletas não está totalmente descartada. Afinal, troca de provocações e acusações não é o que falta entre os rivais.