Topo

USADA explica exceção dada a 'Cyborg' em caso de doping

22/02/2017 16h14

Cris 'Cyborg' é a favorita para disputar o cinturão peso-pena (66 kg) feminino do UFC - Marcel Alcântara

Cris ‘Cyborg’ é a favorita para disputar o cinturão peso-pena (66 kg) do UFC – Marcel Alcântara

Cristiane Justino, mais conhecida pelos fãs de MMA como ‘Cyborg’, foi considerada inocente após testar positivo para uma substância proibida em seu exame antidoping realizado em dezembro de 2016. E questionada sobre os bastidores do julgamento, a USADA (agência antidoping dos Estados Unidos) emitiu nota oficial para explicar as razões da exceção dada a brasileira para que ela tivesse feito um tratamento médico sem avisar previamente a entidade.

A política antidoping da USADA garante que os atletas que não fornecerem informações sobre o uso de substâncias proibidas, mesmo que para tratamentos médicos, serão punidos. No entanto, de acordo com Ryan Madden, porta-voz da organização, o caso da brasileira foi uma exceção. Isso porque Cyborg identificou prontamente a substância quando perguntada, e depois constatou-se que seu uso foi feito em virtude de razões médicas legítimas que não afetaram seu desempenho no esporte.

“O uso da medicação dela não foi revelado inicialmente. Mas mais importante do que isso é que, ao ser contatada pela USADA, ela prontamente identificou a medicação como razão para o resultado positivo no teste. Ela forneceu todas as informações médicas requisitadas e demonstrou que estava usando para causas médicas legítimas, sem qualquer melhora em sua performance. Essas foram as considerações primárias ao revisar a aplicação do TUE (uso para fins terapêuticos)”, afirmou o porta-voz em comunicado oficial enviado ao site Bloody Elbow.

Com o recente anúncio de que está livre para competir, espera-se que a brasileira seja a primeira desafiante ao cinturão peso-pena (66 kg) feminino do Ultimate. E, com isso, ela deve enfrentar a holandesa Germaine de Randamie, que conquistou o título inaugural da categoria ao bater Holly Holm por decisão unânime no UFC 208, realizado no último dia 11 de fevereiro.