Topo

Raphael bate Aljamain Sterling no UFC Denver e volta a pensar no cinturão

Raphael Assunção venceu Sterling por decisão dividida - Matthew Stockman/Getty/AFP
Raphael Assunção venceu Sterling por decisão dividida Imagem: Matthew Stockman/Getty/AFP

28/01/2017 22h29

Com recentes derrotas em suas últimas apresentações no octógono, Raphael Assunção e Aljamain Sterling entraram em ação no card preliminar do UFC Denver, evento realizado neste sábado (28), com a missão de provarem que não foi por acaso que eles chegaram perto do cinturão dos galos (61 kg). E melhor para o brasileiro, que usou sua versatilidade para vencerem um combate monótono.

Com três rounds inteiramente disputados em pé, a dinâmica do combate foi baseada na precisão dos golpes aplicados e no domínio territorial, e a vantagem ficou para o brasileiro, que apesar de menor contundência e pouca envergadura, deu show de defesa e contra atacou com maestria.

Com um jogo de pernas preciso, o brasileiro bailou no octógono e impediu, a partir do segundo round, que o americano acertasse os violentos chutes baixos e na linha da cintura que costumam desgastar seus rivais. Dessa forma, hora com base de canhoto e hora como destro, Assunção confundiu o oponente e pontuou o necessário para vencer dois dos três rounds para dois dos três jurados.

Com o triunfo, Raphael acumula oito vitórias em suas nove últimas apresentações, o que o coloca mais uma vez no caminho rumo ao título da categoria.

Decepção

Luis Henrique ‘Frankenstein’ fez sua quarta luta no UFC em sete meses, e o excesso de combates se fez presente no ritmo de luta do brasileiro, que perdeu sua segunda disputa seguida no octógono após cair drasticamente de rendimento na segunda metade do combate. De novo!

Sempre ofensivo, tanto em pé quanto no chão, o meio-pesado (93 kg) voltou a oferecer brechas ao rival, que seguiu a cartilha ao derrubar e pressionar o rival, o que consumiu ainda mais o gás de Frankenstein que, abalado, passou metade do confronto de defendendo do ground and pound de Jordan Johnson. Ao final dos três assaltos, vitória por decisão unânime do americano.

Vida fácil

Marcos Rogério ‘Pezão’ não teve dificuldades para liquidar a fatura contra o estreante Jeremy Kimball. Com potentes chutes baixos e sempre caminhando para frente, foi questão do tempo até que ele dominasse a disputa até ver o seu rival se desequilibrar e, uma vez por baixo, ficar sem defesa diante do forte jogo de ground and poun do brasileiro.

“Só me falta mais lutas. Quero lutar mais. Boos , me coloca para lutar? Quero mostrar meu talento”, pediu ainda no octógono o sorridente meio-pesado (93kg) que não atingiu o limite de sua divisão na pesagem oficial e acabou perdendo 20% de sua bolsa.

Estreia de gala

Alexandre Pantoja estreou com o pé direito no UFC. Depois de participar da última temporada do TUF, reality show do evento, o brasileiro iniciou sua caminha entre os pesos-moscas (57 kg) da organização com vitória sobre o duro Eric Shelton. E para isso, nada mais dramático do que um triunfo por decisão dividida dos jurados.

Mais habilidoso em pé, o americano optou por jogar no contra ataque e, embora deixasse o domínio do octógono para seu rival, conectou melhores golpes e só se viu em perigo quando foi derrubado e teve suas costas dominadas por Pantoja, que equilibrou a disputa e ‘roubou o round’ na etapa inicial na opinião de dois árbitros.

No assalto seguinte, com história parecida mas com mais domínio no solo, o brasileiro garantiu a vantagem sem dúvidas, o que garantiu situação curiosa para o terceiro round. Com ambos atletas cansados e com a certeza da vitória, a luta que até era movimentada se tornou truncada e monótona. Ao final do tempo regulamentar, dois jurados apontaram o triunfo do brasileiro, que festejou o quanto pôde. Que belo começo!

Acompanhe os resultados do UFC Denver:

  • Raphael Assunção venceu Aljamain Sterling por decisão dividida
  • Li Jingliang nocauteou Bobby Nash no 2º round
  • Jordan Johnson venceu Luis Henrique ‘Frankenstein’ por decisão unânime
  • Eric Spicely finalizou Alessio Di Chirico no 1º round
  • Marcos Rogério ‘Pezão’ nocauteou Jeremy Kimball no 1º round
  • Alexandre Pantoja venceu Eric Shelton por decisão unânime
  • Jason Gonzalez venceu J.C. Cottrell por decisão unânime