Topo

'Jacaré' veta Spider de furar fila pelo cinturão do UFC: "Ficaria chateado"

26/01/2017 15h11

 

Gabriel Monteiro

Ronaldo ‘Jacaré’ está próximo de uma disputa pelo citurão do UFC – Gabriel Monteiro

Amigos e parceiros de treino de longa data, Anderson Silva e Ronaldo ‘Jacaré’ se encontram em situação incômoda. Em momentos completamente diferentes de suas carreiras e com razões distintas, os dois lutadores miram a mesma chance de lutarem pelo cinturão dos pesos-médios (84 kg) do UFC, hoje em poder de Michael Bisping. Mas, melhor ranqueado e embalado por vitória, o especialista em jiu-jitsu deixou claro que não aceitará com naturalidade caso o amigo ‘fure sua fila’.

Durante media day realizado nesta quina-feira (26) na sede da academia X-Gym, no Rio de Janeiro, Jacaré treinou com o ex-campeão do UFC, com quem divide o camp para seu próximo desafio no octógono, e conversou com a imprensa. Em discurso franco e sem receio de polemizar, o atleta garantiu que a prioridade em busca do título é dele.

“A amizade fica. Mas, com certeza, eu ficaria chateado porque é a minha vez e eu não sou hipócrita de falar ‘beleza’. Não está ‘beleza’ coisa nenhuma. Eu iria ficar super chateado, mas Deus o abençoe. Eu sempre falo que Deus gosta muito do Anderson porque ele faz muita coisa e praticamente tudo dá certo. Até quando ele faz errado, dá certo. Então, quero ser amigo do cara que é tão querido assim por Deus ”, descontraiu.

Em campanha pelo cinturão desde o ano passado, quando venceu facilmente Vitor Belfort e se colocou em rota de colisão pelo título, o peso-médio encontrou uma série de adversidades que impediram seu nome de ser colocado de fato como rival do campeão Michael Bisping. A começar justamente pela resistência do britânico em aceitá-lo como adversário.

Alegando que Jacaré não atrai público suficiente para garantir um bom retorno financeiro, Bisping passou a procurar pelos mais diversos nomes com quem poderia dividir o octógono, incluindo atletas de outras divisões e até mesmo Anderson Silva, ex-campeão que não vence um combate oficialmente desde outubro de 2012.

“Eu já estou na briga pelo cinturão”, garantiu Ronaldo. “Todo mundo sabe e está cansado de saber que eu sou a opção mais viável para o UFC, tanto em mídia quanto em venda de pay-per-view, e em tudo. E todo mundo sabe que foi um desastre a luta do Dan Henderson com o Bisping. Nem mostraram o número de pay-per-views que venderam. Com certeza foi um desastre. Ninguém queria ver aquela porcaria daquela luta”, provocou.

O duelo ao qual se refere deixa clara a diferença de postura que Bisping adotou quando afivelou o cinturão do UFC, ainda em junho do ano passado. Ignorando o ranking do evento, o atleta britânico pediu por uma revanche com Dan Henderson em Manchester, sua cidade natal. O americano, no entanto, sequer figurava entre os top 10 de sua categoria e, aos 46 anos, adiou a aposentadoria para protagonizar o duelo.

Por sua vez, Jacaré encara maiores riscos e, disposto a mostrar serviço ao UFC, medirá forças contra Tim Boetsch no UFC 208, em 11 de fevereiro. O americano também não está no topo do ranking, mas se mostrou a única opção devido a falta de outros nomes de peso entre os médios da organização.

“Falharam comigo, isso todo mundo sabe. Mas não me sinto injustiçado. Tenho um bom salário, tenho uma luta agora para fazer. Muito me falaram que eu não deveria ter aceitado essa luta. Mas eu sou o que, dançarino? Dançarino, dança, cantor canta, e lutador faz o quê? Luta! Estou aproximadamente oito meses sem lutar, desde o Belfort. Eu ia lutar em novembro contra o Rockhold, mas ele amarelou, foi fazer modelagem. Então, sobrou essa luta e graças a Deus o UFC me deu essa oportunidade de me manter em atividade”, analisou antes de mandar um recado direto ao atual campeão.

“A realidade é que ele não luta pela honra dele, nem pela família dele”, ironizou já sem paciência. “Ele não luta nem por ele mesmo. Ele é aquele cara que só pensa no dinheiro, ele só quer saber de fazer o dele e lutar por dinheiro. Não está nem aí para os fãs. Ele não liga para o que os fãs querem. Porque quem paga o salário desse patife são os fãs. Então, é bom ele respeitar os fãs”.