Faber sai em defesa de sua carreira antes da última luta pelo UFC
Urijah Faber está longe de atravessar a melhor fase de sua carreira. Desde que chegou ao UFC, em março de 2011, o atleta já disputou quatro vezes o título da divisão peso-galo (61 kg) da organização e não venceu nenhuma. A má fase ofusca os tempos em que ‘The California Kid’ era tido como o melhor lutador de MMA peso-pena (66 kg) do mundo, quando foi campeão do WEC (extinto evento de artes marciais mistas). E isso parece incomodar o americano, que tratou de tentar defender seu legado em entrevista ao site ‘MMA Fighting’. O atleta de 37 anos afirmou que quem realmente entende do esporte sabe que ele já foi campeão mundial.
A justificativa de Faber é o fato de que o WEC, na época, reunia os melhores lutadores do mundo nas categorias peso-pena, peso-galo e peso-mosca (57 kg). O norte-americano inclusive apontou para o fato de que os atuais campeões dessas categorias no UFC vieram do antigo evento. Segundo ele, possuir aquele cinturão na época lhe dava o status de melhor lutador até 66 kg do mundo.
“A verdade é que isso depende do quanto de conhecimento que você tem sobre o esporte. No tempo que o WEC era gerido pelo UFC, pelo Zuffa (ex-presidente da entidade), era a única organização que nos promovia na época. Quem sabe, sabe. Nós tivemos José Aldo, Jens Pulver, ‘Mighty Mouse’ (Demetrious Johnson), Dominick Cruz e Anthony Pettis. Esses caras todos foram campeões do WEC e do UFC. Sem sombra de dúvidas eu era o campeão mundial quando aquele era o cinturão de campeão mundial”, afirmou.
Enquanto foi campeão do evento, entre 2006 e 2008, o californiano quebrou o recorde de defesas de cinturão da organização com cinco vitórias. Hoje com 37 anos, Faber deverá fazer a sua última luta da carreira. Seu próximo combate será no UFC Sacramento, marcado para o próximo sábado (17) em seu estado natal (Califórnia, EUA), contra Brad Pickett pela divisão peso-galo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.