Topo

Treinador de Barão e Gadelha se muda para os EUA e planeja camps no país

21/11/2016 09h00

Jair Lourenço acompanha Barão desde o início da carreira - Diego Ribas/ Ag Fight

Jair Lourenço acompanha Barão desde o início da carreira – Diego Ribas/ Ag Fight

Grande vencedor da noite do UFC São Paulo, evento realizado no último sábado (19), o americano Ryan Bader atropelou Rogério ‘Minotouro’ na luta principal do show e celebrou o nocaute conquistado no terceiro round com sua equipe. E, pela primeira vez, o brasileiro Jair Lourenço fazia parte dela, em parceria que será comum a partir de agora.

Líder da equipe Kimura Nova União, Jair, responsável por revelar nomes do calibre de Claudia Gadelha e Renan ‘Barão’ para o octógono, assinou contrato com a equipe do americano, a Power MMA, e está de mudança para os EUA para coordenar os treinos de luta agarrada do time. O que, de acordo com o treinador, vai abrir a possibilidade para que seus pupilos brasileiros treinem por lá.

“Vou treinar o pessoal da Power, mas não é só o time deles. Pelo acordo que fiz, vou poder receber o pessoal da Kimura e da Nova União, inclusive o (Jussier) ‘Formiga’ vai fazer o final do camp dele lá para a luta que vai ser no Arizona. Vai ser bom para a galera fazer camp lá, mas eu não vou abandonar o Brasil, vou sempre estar aqui. Nem vou alugar a minha casa aqui, quero deixar do jeito que está para quando eu vier. Jamais vou abandonar o Brasil”, garantiu o treinador.

Preparado para se mudar para os EUA, país em que se acostumou a acompanhar os alunos em duelos no UFC, Jair deixou claro que já conversou com seus pupilos mais próximos e que eles se animaram com a possibilidade de treinar no exterior, onde poderiam, além de aumentar o intercâmbio de técnicas, agilizar o processo de aclimatização antes dos combates.

“Formiga, ‘Barão’, Claudinha… Vamos programar sempre para eles fazerem seus camps lá ou parte do camp. Temos uma parceria muito boa no Novo México também, uma oportunidade boa. Temos atletas nossos treinando em Portland com o Fabiano ‘Pega Leve’… Temos bons relacionamentos com outras academias e equipes. É importante para a evolução técnica de todos”, narrou o veterano.

No entanto, um fator curioso chama a atenção a ponto do próprio técnico se adiantar para evitar qualquer polêmica. Recentemente, Claudia Gadelha, ex-desafiante ao cinturão dos palhas (52 kg) do UFC, se mudou para os EUA e deixou a Nova União (embora siga representando a Kimura). Desta forma, Jair se apressou em garantir que seu relacionamento, assim como de seus atletas, segue em perfeita harmonia com o do líder do time Dedé Pederneiras.

“Tudo isso que venho fazendo, eu venho conversando com o Dedé e pegando orientação dele. Inclusive a luta do Bader, ele me orientou muito. Foi a primeira vez que eu treinei um americano para enfrentar um brasileiro. Tive muito apoio e suporte do meu mestre”, finalizou.