Topo

Sertanejo culpa altitude por derrota no UFC: "Vou fugir do México"

21/11/2016 11h58

Felipe 'Sertanejo' foi derrotado por Erik Perez no UFC México - Diego Ribas

Felipe ‘Sertanejo’ foi derrotado por Erik Perez no UFC México – Diego Ribas

No último dia 5 de novembro, Felipe ‘Sertanejo’ enfrentou Erik Perez na Cidade do México (México) e, após um duelo eletrizante de três rounds, acabou perdendo na decisão dividida dos juízes laterais. Mas para o brasileiro, o seu maior adversário no combate não foi o atleta da casa, e sim a altitude de mais de 2000m da capital mexicana. A experiência foi tão traumática que o paulista não pretende retornar ao México tão cedo.

Em conversa com a reportagem da Ag. Fight, Sertanejo admitiu que não deu tanta importância para uma preparação específica para a altitude e que pagou o preço por isso. De acordo com o atleta, é necessário um período longo para se adaptar com o ar rarefeito. Mas se depender do paulista, um retorno ao México não está nos planos.

“O erro foi eu não ter dado tanta importância a questão da altitude. Eu achava que ia ter um pouco de dificuldade quando chegasse lá, mas não ia ser tanto quanto foi. Realmente, esse negócio de altitude é tenso. É algo que, se eu for lutar no México de novo, eu vou ter que ir um tempo antes para me acostumar. Vou fugir do México (risos)”, afirmou, antes de apresentar a sua análise do combate e explicar porque acha que merecia a vitória.

“A luta em si, acho que a única coisa que deu errado foi que eu deveria ter tentado me levantar mais quando tomei as quedas. Mas de resto, não acho que fiz nada errado. Acho que lutei bem e acho que ganhei a luta”, declarou.

O brasileiro ainda foi além e criticou o atual sistema de pontuação do Ultimate. Na opinião de Sertanejo, Perez não fez basicamente nada no combate e, ainda assim, saiu com a vitória. E por isso, o atleta cobrou uma mudança nas regras de pontos da organização.

“Nunca vou me abalar com uma derrota, porque isso faz parte da nossa vida. Mas triste eu fiquei bastante. Eu já tive outras derrotas na minha carreira. Mas essa eu não aceito. O cara não fez nada, só colocou para baixo e pronto. Acho que tem que mudar isso. Se não vou pegar todo o meu muay thai e meu jiu-jitsu e jogar no lixo. Vou fazer apenas wrestling. Acho que isso tem que ser alterado. Tem que haver uma regra de pontuação”, declarou.

Felipe Sertanejo vinha de duas vitórias seguidas antes de ser derrotado por Erik Perez no UFC Fight Night 98. Aos 28 anos de idade, o paulista coleciona na carreira um cartel com 18 vitórias, oito derrotas, um empate e duas lutas sem resultado.