Topo

Astro russo do Pride analisa evolução do MMA antes de estreia no Bellator

27/10/2016 09h00

Sergei Kharitonov é um verdadeiro veterano do MMA. Lutador profissional desde 2000, o ex-Pride e Strikeforce já enfrentou grandes nomes do esporte como Rodrigo ‘Minotauro’, Pedro Rizzo, Fabrício Werdum, Andrei Arlovski e Alistair Overeem. Agora, após passar pouco mais de um ano afastado dos cages e alguns mais atuando em torneios de menor porte, o russo assinou contrato com o Bellator e, com toda a sua experiência, analisou as mudanças nas artes marciais mistas.

Em conversa com a reportagem da Ag. Fight, Kharitonov apontou uma diferença como a principal no MMA nos últimos dez anos. Na opinião do russo, nos dias atuais a maioria dos lutadores são completos. Em outras palavras, atletas de um jogo só não têm mais sucesso no esporte atualmente.

“Acho que tem uma diferença muito clara no MMA de dez anos atrás para hoje. Naquela época, quando você ia enfrentar alguém, você sabia que aquele cara era muito bom em pé. Ou, muito bom no chão. Então, você podia ter um jogo chave para vencer. Mas hoje em dia, a maioria dos lutadores são muito completos. Se você olhar os lutadores mais bem sucedidos, os campeões e aspirantes aos cinturões, eles tem um jogo muito diversificado. Sabem lutar boxe, jiu-jitsu, wrestling… Nos dias de hoje, você tem que ser um lutador completo”, afirmou.

Após passar mais de um ano sem lutar, Kharitonov retornará aos cages no próximo dia 4 de novembro para enfrentar Javy Ayala no Bellator 163, evento que será realizado em Uncasville (EUA). E, aos 36 anos de idade, o russo garante que o período afastado dos cages não prejudicará a sua atuação no combate. Pelo contrário.

“Não acho que perdi nada durante esse período. Eu não desaprendi a lutar. E honestamente, acho que tirei algo de positivo disso. Passei esse tempo repensando muitas coisas da minha vida, tive tempo para me recuperar de todas as antigas lesões e refletir sobre a minha carreira e os meus próximos passos. No final das contas, esse período afastado pode acabar me beneficiando”, finalizou.

Quer receber notícias do MMA de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.