Topo

Medvedev vence Shapovalov e avança às quartas de final em Cincinnati

18/08/2022 18h31

O russo Daniil Medvedev, líder do ranking da ATP, derrotou o canadense Denis Shapovalov em dois sets nesta quinta-feira e chegou às quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati. 

Medvedev venceu Shapovalov, número 21 do mundo, com parciais de 7-5 e 7-5 em uma hora e 48 minutos de jogo. 

"Foi uma luta hoje, definitivamente não foi fácil", disse Medvedev, que superou seu adversário em seus últimos games servindo em cada set. 

"O meu objetivo era me concentrar no maior número de pontos possível e tentar pressioná-lo se tivesse a oportunidade", explicou.

Em busca de sua segunda vitória em Cincinnati após 2019, Medvedev enfrentará nas quartas de final pela primeira vez o americano Taylor Fritz, campeão este ano do Masters 1000 Indian Wells e que na quinta-feira derrotou o também russo Andrey Rublev. 

"Treinamos juntos no início da temporada", disse Medvedev sobre Fritz. "Ele venceu Indian Wells, é um campeão do Masters. Tenho que fazer o meu melhor para tentar vencê-lo". 

Aos 26 anos, o tenista de Moscou tem a garantia de chegar ao número 1 do mundo no início do US Open (29 de agosto a 11 de setembro), onde defenderá seu título de 2021, em que venceu Novak Djokovic na final.

- Coric atropela Bautista -

Em outro jogo, um dia depois de sua inesperada vitória sobre o astro Rafael Nadal, o croata Borna Coric conseguiu uma vitória retumbante diante do também espanhol Roberto Bautista nas oitavas em Cincinnati. 

Coric, número 152 da ATP, venceu o veterano Bautista (19) por 6-2 e 6-3 em uma hora e 22 minutos de jogo. 

O croata, que chegou a ser décimo segundo no ranking mundial, bombardeou o adversário com seu poderoso saque no primeiro set, no qual acumulou 14 aces, contra nenhum de Bautista. 

Já o espanhol de 34 anos não conseguiu aproveitar nenhum dos cinco break points que teve a seu favor contra o imparável Coric, recuperado dos problemas no ombro que o atormentaram nos últimos anos.

O croata não mostrou sinais de cansaço depois de entrar na quadra apenas 16 horas após sua vitória em três sets sobre Nadal, que reapareceu seis semanas após a lesão abdominal sofrida em Wimbledon. 

Coric, de 25 anos, enfrentará o italiano Jannik Sinner ou o canadense Felix Auger-Aliassime nas quartas de final em busca do terceiro título da carreira e o primeiro desde 2018. 

Por sua vez, Bautista, que ainda luta pelo seu primeiro título de Masters 1000, vai se preparar para sua participação no US Open, que começa no dia 29 de agosto.

- Tsitsipas avança -

Também nesta quinta-feira Stefanos Tsitsipas (7) eliminou o argentino Diego Schwartzman em dois sets.

O grego venceu Schwartzman, 16º do ranking da ATP, com parciais de 6-3 e 6-3 em uma hora e 36 minutos de jogo.

Tsitsipas, um dos favoritos ao título, aproveitou seu saque (6 aces contra 1 do oponente) e explorou as facilidades concedidas pelo argentino. 

Schwartzman cometeu 9 duplas faltas e 34 erros não forçados, contra 3 e 14 de Tsitsipas.

O tenista de 30 anos de Buenos Aires não teve chances em um primeiro set que começou abrindo mão de seus dois primeiros serviços. 

No segundo set, Schwartzman teve a chance de quebra de saque no primeiro game e mais duas no quinto, mas Tsitsipas se mantevee firme no caminho rumo a uma vitória. 

Nas quartas de final ele vai enfrentar o vencedor do duelo entre os americanos Sebastian Korda e John Isner.

--- Resultados do Masters 1000 de Cincinnati nesta quinta-feira:

Oitavas de final (simples masculino):

Daniil Medvedev (RUS/N.1) x Denis Shapovalov (CAN) 7-5, 7-5

Taylor Fritz (EUA/N.11) x Andrey Rublev (RUS/N.6) 6-7 (4/7), 6-2, 7-5

Stefanos Tsitsipas (GRE/N.4) x Diego Schwartzman (ARG/N.13) 6-3, 6-3

Borna Coric (CRO) x Roberto Bautista (ESP/N.15) 6-2, 6-3

./bds/gbv/ma/aam

© Agence France-Presse