Topo

Brittney Griner apresenta recurso contra pena de 9 anos de prisão na Rússia

04.ago.22 - A jogadora de basquete da WNBA Brittney Griner, acusada de posse ilegal de cannabis em Moscou, deixa o tribunal antes da decisão final - KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP
04.ago.22 - A jogadora de basquete da WNBA Brittney Griner, acusada de posse ilegal de cannabis em Moscou, deixa o tribunal antes da decisão final Imagem: KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP

Da AFP

15/08/2022 11h09

A jogadora americana de basquete Brittney Griner, condenada na Rússia a nove anos de prisão por tráfico de drogas, apresentou recurso contra a sentença, anunciaram seus advogados.

"A equipe de defesa de Brittney Griner recorreu contra a decisão do tribunal de Khimki", que condenou a estrela do basquete mundial no início de agosto, informaram os advogados da atleta no Telegram. A data do processo de apelação não foi determinada.

Considerada uma das melhores jogadoras de basquete do mundo, Griner foi detida em fevereiro em Moscou, pouco antes do início da invasão russa na Ucrânia, com um vape que continha óleo à base de cannabis.

A atleta, de 31 anos, admitiu que estava de posse da substância, alegando que entrou na Rússia com o produto por engano e a utilizava legalmente nos Estados Unidos como analgésico.

A jogadora do Phoenix Mercury viajou à Rússia para disputar o campeonato local antes do início da temporada da WNBA, algo comum entre atletas da liga profissional americana, que geralmente recebem salários maiores no exterior que nos Estados Unidos.

O caso, no entanto, ganhou um tom geopolítico após a crise entre Moscou e Washington pela ofensiva russa na Ucrânia.

Griner está entre os cidadãos americanos detidos na Rússia que o governo do presidente Joe Biden está trabalhando para libertar.

O governo dos Estados Unidos reiterou que apresentou uma "oferta consistente" para obter a liberdade de dois americanos na Rússia, Griner e um ex-oficial militar, Paul Whelan.

No sábado, um diplomata russo confirmou que Moscou e Washington negociam uma possível troca de prisioneiros que envolveria Griner e Viktor Bout, um traficante de armas russo detido nos Estados Unidos.

Bout, que foi preso na Tailândia em 2008, cumpre uma pena de 25 anos de prisão nos Estados Unidos. Seus crimes inspiraram o filme "Lord of War" ("O Senhor das Armas"), no qual o ator Nicolas Cage interpreta um cínico traficante de armas.