Topo

Nadal resiste a dores, vence Fritz e avança às semifinais de Wimbledon

06/07/2022 16h58

Wimbledon, Reino Unido, 6 Jul 2022 (AFP) - O tenista Rafael Nadal, quarto do ranking mundial e vencedor dos dois torneios do Grand Slam deste ano de 2022, se classificou para as semifinais de Wimbledon nesta quarta-feira ao derrotar o americano Taylor Fritz (14º) no 'super tie-break' do quinto set, com parciais de 3-6, 7-5, 3-6, 7-5 e 7-6 (10/4).

O espanhol de 36 anos, com problemas abdominais, foi duas vezes campeão na grama de Wimbledon (2008 e 2010), onde em 2019 disputou pela última vez as semifinais, quando acabou sendo eliminado nessa fase por Roger Federer.

"O corpo, em geral, está indo bem, mas tenho algo na região abdominal. Tive que dar um jeito de sacar de uma forma diferente. Em várias ocasiões achei que não terminaria a partida, mas o público, com a energia que me enviou, me permitiu chegar ao fim", explicou.

Na sexta-feira, Nadal vai enfrentar o australiano Nick Kyrgios (40º), que nesta quarta-feira eliminou o chileno Cristian Garín (43º) em três sets.

"Espero estar pronto para jogar essa partida. Nick é um jogador muito bom em todas as superfícies, mas especialmente na grama. Ele teve uma ótima temporada na grama e vou precisar estar 100% para ter chances", disse Nadal.

Contra Fritz, a partida não apresentou um tênis de grande qualidade, mas houve momentos de intensidade dramática, até um 'super tie-break' em que Nadal fez seus melhores golpes impondo sua hierarquia e conseguindo a classificação para o próxima fase.

- Lutando contra a dor -A lesão abdominal do maiorquino parecia deixá-lo perto do nocaute, especialmente no segundo set. Incapaz de se dobrar, ele mostrava claramente problemas ao servir e na hora de fazer certos movimentos.

No entanto, Nadal optou por não desistir apesar dos gestos de dor que fazia, alguns deles dirigidos aos membros da sua equipe, para comunicar as dificuldades pelas quais passava.

O espanhol recebeu atendimento médico no vestiário e resistiu até conseguir um 'break' que lhe permitiu vencer o segundo set por 7 a 5 e empatar a partida.

Fritz então recuperou a vantagem ao vencer facilmente o terceiro set, enquanto Nadal continuava sofrendo.

O início do quarto set parecia um calvário para o atual campeão de Roland Garros. Apesar da dor, ele conseguiu abrir 4 a 2, mas Fritz então virou o placar para 5 a 4.

Nesse momento crítico, Nadal fez uma 'pausa' que lhe permitiu fazer 6-5, antes de vencer um game que voltou a deixar a partida empatada em sets, agora em dois a dois.

No quinto e último set, os dois lutaram até o fim e a partida foi decidida no 'super tie-break', onde Nadal logo abriu um 5/0 que lhe permitiu controlar bem a situação e enfim voar rumo às semifinais.

Fritz teve a impressão de reviver a terceira fase do Aberto da Austrália de 2021, onde perdeu em cinco sets para Novak Djokovic, que também estava lesionado na região abdominal. O astro sérvio conseguiu se sagrar campeão daquele torneio alguns dias depois, um presságio que pode dar esperanças a Nadal.

ig/dr/aam