Topo

Corinthians vence Boca nos pênaltis na Bombonera e avança às quartas de final da Libertadores

06/07/2022 00h58

Buenos Aires, 6 Jul 2022 (AFP) - O Corinthians avançou às quartas de final da Copa Libertadores ao vencer o Boca Juniors por 6 a 5 em uma dramática decisão nos pênaltis, após empatar em 0 a 0 nesta terça-feira, no estádio La Bombonera, no jogo de volta das oitavas de final.

Em um confronto muito equilibrado, argentinos e brasileiros empataram as duas partidas sem marcar gols, em São Paulo e em Buenos Aires, e a igualdade no placar persistiu mesmo quando Darío Benedetto perdeu um pênalti para o time 'xeneize' aos 31 minutos ao cobrar com força na trave.

Aí começou a acabar o sonho do Boca de seguir na luta pelo seu sétimo título da Libertadores para alcançar o Independiente de Avellaneda como o time que mais vezes se sagrou campeão do torneio.

O mesmo Benedetto voltou a perder um pênalti na disputa, mandando a bola nas arquibancadas e Cássio foi o herói da classificação do Timão ao defender as cobranças de Sebastián Villa e Juan Ramírez.

- Nenhum gol em 180 minutos -Com uma postura mais ousada, foi o Boca Juniors quem procurou o gol desde o início, atitude que foi favorecida pela abordagem defensiva que Vítor Pereira adotou para um Corinthians atingido por desfalques devido a lesões.

A equipe paulista desembarcou na Bombonera com a missão de primeiro resistir e depois tentar contra-atacar.

Da esquerda vieram as primeiras situações de perigo para o Boca, a primeira depois de uma recuperação de Varela, que tocou para Villa e o colombiano chutou forte colocado mas esbarrou em uma boa defesa de Cássio, e logo depois Frank Fabra tentou do mesmo setor, de pé esquerdo, mas a bola subiu demais.

Os anfitriões teriam outra oportunidade por volta dos vinte minutos, quando Zeballos avançou com velocidade pela direita e fez um belo cruzamento para Benedetto, que chegava sozinho, mas o atacante cometeu um erro inusitado e chutou muito alto quando estava sozinho diante de Cássio.

Mas nenhuma situação seria tão propícia quanto o pênalti marcado após consulta ao VAR, devido a uma clara cotovelada de Raul Gustavo em Pol Fernández, mas na cobrança Benedetto soltou uma bomba de pé direito e a bola explodiu na trave esquerda.

Pouco mudou no início do segundo tempo, com o Boca assumindo a posse de bola e encurralando o Corinthians em seu campo, enquanto o time paulista esperava fechado e bem organizado. O jogo ficou monótono: de um lado o time da casa muito previsível na sua movimentação e do outro um Corinthians muito cauteloso, longe da área adversária.

O técnico Vítor Pereira, como se já não bastassem os desfalques, ainda ficou com outros dois jogadores lesionados, João Victor e Gustavo Mantuan, e abriu mão completamente da possibilidade de atacar, terminando os noventa minutos sem dar um chute ao gol argentino.

Mas o Boca não encontrou um fator de desequilíbrio para superar o esquema defensivo montado pelo Corinthians e suas únicas chances foram uma cabeçada de Marcos Rojo e um chute de pé esquerdo de Óscar Romero, ambos por cima do gol.

As emoções foram para a decisão nos pênaltis, em que a equipe brasileira se mostrou mais eficiente e contou com a experiência de Cássio para defender as cobranças de Villa e Ramírez, além do chute que Benedetto mandou na arquibancada. Para o Boca, as duas defesas que Agustín Rossi havia feito não foram suficientes.

Quando parecia que o Corinthians seria eliminado, veio a virada nas penalidades e os torcedores brasileiros foram ao delírio na Bombonera com a classificação.

O Timão vai enfrentar nas quartas de final o vencedor do duelo entre Deportes Tolima e Flamengo, que venceu o jogo de ida fora de casa por 1 a 0.

str/ma/gfe/aam