Topo

À espera de Vidal, Flamengo recebe Tolima para ir às quartas da Libertadores

05/07/2022 13h16

Rio de Janeiro, 5 Jul 2022 (AFP) - O Flamengo espera nesta quarta-feira selar sua classificação para as quartas de final da Copa Libertadores contra o Tolima no Maracanã, o que seria um presente de boas-vindas para o volante chileno Arturo Vidal, que deve ser anunciado em breve como novo reforço do rubro-negro.

O time brasileiro precisa apenas de um empate para se garantir na próxima fase, após ter vencido por 1 a 0 o jogo de ida na Colômbia, e continuar em busca de seu terceiro título na Libertadores, depois de 1981 e 2019.

A classificação em casa seria uma recepção em grande estilo para Vidal, que aos 35 anos deixa o futebol europeu e é aguardado no Flamengo.

"Se o Vidal vier mesmo, é um jogador consagrado, um craque. Vai nos ajudar muito", disse o meia Everton Ribeiro.

O jogador chileno deve assinar contrato com o time carioca nesta semana, e poderia estrear na Libertadores a partir das quartas de final, caso a equipe se classifique.

Quem passar de Flamengo e Tolima enfrentará o vencedor do confronto entre Boca Juniors e Corinthians.

- Defesa recuperada -Embora esteja longe da liderança no Campeonato Brasileiro, o Flamengo vem de três vitórias nos últimos três jogos e o confronto com os colombianos é uma motivação para a equipe consolidar sua recuperação na temporada.

Depois de sofrer no jogo de ida, em que o Tolima criou várias chances mas pecou nas finalizações, a defesa rubro-negra pode se mostrar mais sólida no Maracanã, já que pela primeira vez desde que assumiu o comando do time, o técnico Dorival Júnior terá todos os zagueiros do elenco à disposição.

Além disso, o treinador contará com o retorno do volante João Gomes, que cumpriu suspensão no jogo da semana passada.

O único desfalque certo para o Flamengo é o meia Andreas Pereira, autor do gol da vitória em Ibagué, que retornou ao Manchester United após o fim de seu empréstimo.

- Outro 'Tolima Day' -Há 11 anos, o Tolima ficou conhecido no Brasil. Em 2 de fevereiro de 2011, o time colombiano eliminou o Corinthians de Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Tite na primeira fase da Libertadores. Naquela noite, a equipe também era dirigida por Hernán Torres.

Desde então, em uma provocação aos corinthianos, a cada 2 de fevereiro os torcedores rivais comemoram o "Tolima Day". Será o Flamengo um novo alvo das piadas?

O que os colombianos sabem é que qualquer erro diante de um elenco que tem artilharia pesada no ataque como o do Flamengo pode custar caro.

No jogo de Ibagué, o Tolima teve desfalques importantes: os atacantes Anderson Plata e Andrés Ibargüen e o lateral-direito Jonathan Marulanda.

Plata e Ibargüen continuam fora, mas Marulanda deve retornar ao time no jogo de volta.

Flamengo e Tolima se enfrentam nesta quarta-feira no Maracanã a partir das 21h30 (horário de Brasília), com arbitragem do paraguaio Mario Díaz de Vivar e seus compatriotas Milciades Saldivar e Roberto Cañete como auxiliares.

Prováveis escalações:

Flamengo: Santos - Matheuzinho, Rodrigo Caio, David Luiz, Ayrton Lucas - Willan Arão, João Gomes, Everton Ribeiro, Giorgian de Arrascaeta - Gabigol, Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

Tolima: Alexander Domínguez - Jonathan Marulanda, Julián Quiñones, José Moya, Junior Hernández - Brayan Rovira, Rodrigo Ureña - Luis Miranda, Daniel Cataño, Jeison Lucumí - Juan Caicedo. Técnico: Hernán Torres.

raa/mel/ol/cb

MANCHESTER UNITED