Topo

Espanhola Paula Badosa vence Kvitova e vai às oitavas de Wimbledon

02/07/2022 15h32

Wimbledon, Reino Unido, 2 Jul 2022 (AFP) - A tenista espanhola Paula Badosa, quarta cabeça de chave feminina, se classificou neste sábado para as oitavas de final do torneio de Wimbledon ao vencer a tcheca Petra Kvitova, de 32 anos, com parciais de 7-5 e 7-6 (7/4).

Badosa, de 24 anos, precisou de duas horas para vencer Kvitova, bicampeã de Wimbledon (2011 e 2014) e atualmente 25ª do ranking mundial, na quadra central do All England Club.

Em sua primeira participação em Wimbledon, em 2021, Badosa já havia chegado às oitavas de final. "Petra é uma campeã e para mim um dos maiores desafios é jogar contra ela na grama", disse a catalã após a partida, considerando sua vitória "incrível".

"Lembro que em 2013 vim jogar na categoria juvenil e a primeira partida que vi em Wimbledon aqui, na quadra central, foi vendo ela vencer", disse Badosa sobre a tcheca.

"Ela sempre foi uma inspiração para mim", disse a espanhola, animada por ter vencido na mesma quadra lendária, que comemora 100 anos de história neste domingo.

A espanhola agradeceu ao público: "Não esperava que as pessoas me incentivassem porque estava jogando contra Petra", disse Badosa depois de ter sido muito pressionada durante a partida.

Nas oitavas de final, ela enfrentará a romena Simona Halep, de 30 anos, campeã de Wimbledon em 2019 e atualmente 18ª no ranking feminino.

Perguntada sobre a dificuldade do duelo diante do retrospecto da adversária, Badosa não teve dúvidas. "Claro que importa, não vou mentir, ela é outra que foi campeã aqui", reconheceu a espanhola.

"Mas estou aproveitando (...) e espero fazer outro grande jogo como o de hoje", acrescentou.

Apesar de Kvitova ter começado a partida dominando, graças a uma devolução muito boa, a espanhola conseguiu quebrar seu saque no décimo game do primeiro set, recuperando uma quebra de desvantagem, para colocar o placar em 5-5.

Sacando com firmeza, ela rapidamente ganhou o game seguinte e aproveitou a queda de ritmo da tcheca para vencer o primeiro set.

O segundo também foi muito disputado as duas tenistas lutando para vencer com seus saques, mas Badosa foi superior no tie-break.

acc/iga/aam