PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Chileno Cristian Garín vence Brooksby e vai às oitavas de final em Wimbledon

02/07/2022 11h20

Wimbledon, Reino Unido, 2 Jul 2022 (AFP) - O tenista chileno Cristian Garín, número 43 do mundo, avançou para as oitavas de final do torneio de Wimbledon neste sábado ao derrotar Jenson Brooksby por 6-2, 6-3, 1-6 e 6-4.

Garin, que pela segunda vez na carreira chega à quarta rodada do Grand Slam disputado em quadras de grama, precisou de duas horas e 50 minutos para vencer o americano de 21 anos, 34º do mundo.

"Foi um jogo muito, muito difícil", disse o chileno depois de seu triunfo, reconhecendo que "Jenson é um grande competidor" com um jogo "muito inteligente".

"Acho que joguei muito bem durante toda a partida e estou muito feliz", acrescentou o tenista de Santiago.

"Nesses torneios gosto de lutar, dar o meu melhor, competir em todos os jogos, sei que é difícil mentalmente porque os jogos são muito longos, mas gosto de dar 100%", explicou.

Garín agradeceu as músicas chilenas com as quais foi incentivado pelos espectadores quando ficou em desvantagem na partida: "com o apoio do público, hoje foi muito mais fácil".

"Quando as ouço, sei que os chilenos estão em algum lugar", disse ele sobre os cantos.

Garín começou a partida firme, vencendo dois sets em menos de uma hora e meia.

Mas ele começou o terceiro set vacilante. Ela imediatamente concedeu uma primeira quebra de saque e, embora tenha salvado um ponto de quebra no quarto game, acabou perdendo o saque novamente no sexto game.

No quarto set, Garín entrou em quadra dominando e quebrando o saque do americano, que se recuperou rapidamente, e deu o troco, quebrando o saque do chileno, mostrando mais agressividade, o que levou o sul-americano ao erro.

Mais eficaz do que seu adversário na rede, o chileno de 26 anos assumiu riscos, com golpes perto das linhas laterais, embora em alguns momentos tenham ido para fora em pontos cruciais.

Mas o chileno acabou derrotando o californiano, que disputava Wimbledon pela primeira vez.

Este é o quinto Wimbledon de Garín: em 2017, 2018 e 2019 ele não passou da primeira rodada, mas em 2021 chegou às oitavas de final, onde foi eliminado pelo hexacampeão e então número um do mundo Novak Djokovic.

Este ano ele se beneficiou na primeira rodada da desistência por covid do perigoso italiano Matteo Berrettini, finalista do ano passado e um dos grandes favoritos. Em seu lugar, Garín enfrentou o sueco Elias Ymer, 137º do mundo e vindo da fase classificatória, a quem venceu por 6-3, 7-5 e 6-4.

Na segunda rodada, ele derrotou o francês Hugo Grenier por 6-3, 6-1 e 6-1.

Também neste sábado o holandês Botic van de Zandschulp (N.21) derrotou o francês Richard Gasquet por 3 sets a 1, com parciais de 7-5, 2-6, 7-6 (9/7) e 6-1 e assim como Garín, avançou para a próxima fase.

--- Resultados deste sábado de Wimbledon:

- Simples masculino - Terceira fase:

Cristian Garín (CHI) x Jenson Brooksby (USA/N.29) 6-2, 6-3, 1-6, 6-4

Botic van de Zandschulp (HOL/N.21) x Richard Gasquet (FRA) 7-5, 2-6, 7-6 (9/7), 6-1

acc/psr/aam

Esporte