Topo

Veterano Steve Clifford voltará a comandar os Hornets da NBA

24/06/2022 22h03

Los Angeles, 25 Jun 2022 (AFP) - O Charlotte Hornets, da NBA, franquia de Michael Jordan, anunciou nesta sexta-feira o retorno do veterano técnico Steve Clifford para liderar uma equipe que não chega aos playoffs há seis anos.

"Estamos muito satisfeitos em receber Steve de volta à nossa franquia", disse o presidente esportivo da equipe, Mitch Kupchak, em um comunicado. "Acreditamos que sua experiência anterior e filosofia de treinamento o tornam o melhor treinador para nossa equipe".

Clifford, de 60 anos, liderou o Hornets entre 2013 e 2018 e estava longe do banco desde que encerrou uma passagem de três temporadas no Orlando Magic em 2021.

Esta contratação encerra uma longa e agitada busca por um substituto para James Borrego, que foi demitido em 22 de abril após a eliminação dos Hornets na repescagem para os playoffs ('play in').

Este mês, o Charlotte chegou a um acordo com Kenny Atkinson para assumir seu banco, mas o técnico mudou de ideia e decidiu continuar como assistente no Golden State Warriors, que recentemente se sagrou campeão da NBA.

Os Hornets deram um salto de qualidade na última temporada com um núcleo de jovens estrelas liderado pelo armador LaMelo Ball e pelo ala Miles Bridges.

Pela primeira vez desde 2016, a equipe conseguiu um equilíbrio vitorioso (43-39) e terminou em décimo lugar na Conferência Leste.

"Estou feliz por estar de volta a Charlotte e quero agradecer a Michael Jordan, Mitch Kupchak e Buzz Peterson por esta oportunidade", disse Clifford. "Esta é uma equipe jovem e empolgante, com muitos talentos".

O treinador, que tem um saldo de 292 vitórias e 345 derrotas na carreira, enfrentou alguns problemas de saúde nos últimos anos.

Em 2013 passou por uma cirurgia cardíaca devido a problemas arteriais e durante a temporada 2017-2018, quando treinava o Charlotte, tirou um período de descanso de seis semanas devido a fortes dores de cabeça.

Em março de 2020, Clifford teve que deixar um jogo entre seu time, o Orlando Magic, e o Minnesota Timberwolves por sofrer uma tontura.

gbv/gfe/aam