Topo

Italiano - 2021/2022

Zagueiro do Napoli volta a ser alvo de insultos racistas na Itália

Kalidou Koulibaly, durante partida entre Napoli e Fiorentina - Vincenzo Izzo/LightRocket via Getty Images
Kalidou Koulibaly, durante partida entre Napoli e Fiorentina Imagem: Vincenzo Izzo/LightRocket via Getty Images

Da AFP

De Roma, Itália

04/04/2022 12h42

O zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly foi novamente alvo de injúria racial na Itália, desta vez por parte de torcedores da Atalanta, após o confronto entre as equipes no domingo em Bérgamo pelo Campeonato Italiano.

"Qualquer comportamento que não esteja de acordo com os princípios cívicos e de educação, sempre defendidos por este clube, será fortemente combatido", prometeu a Atalanta em um comunicado publicado em seu site.

"Não queremos dar visibilidade a indivíduos que nada têm a ver com nosso ambiente e, por isso, sem clamores e generalizações, atuaremos nos órgãos competentes para que a imagem do clube e a cidade de Bérgamo sejam protegidas", acrescentou.

Em um vídeo circulou no domingo nas redes sociais, era possível ouvir injúrias raciais dirigidas a Koulibaly no estádio Atleti Azzurri d'Italia, em Bérgamo, quando o jogador estava deixando o campo depois da partida.

O zagueiro já foi várias vezes alvo de insultos racistas nesta temporada, sobretudo em Florença e recentemente em Verona.

Após esse último episódio, o jogador recebeu o apoio da Federação Senegalesa de Futebol (FSF).

"Tal como acontece com seus hábitos tristes, alguns torcedores da Atalanta repetiram novamente seus absurdos humanos proferindo insultos desprezíveis e racistas direcionados ao nosso capitão e líder, Kalidou Koulibaly", tuitou a FSF.

"Esses idiotas sem cérebro não têm lugar em um estádio. Força, Kalidou", acrescentou a federação.

O retorno do público às arquibancadas nesta temporada, após um ano de jogos com portões fechados devido à pandemia, foi acompanhado pela volta de incidentes racistas na Itália.

Além de Koulibaly, o nigeriano Victor Osimhen, também do Napoli, e o goleiro francês Mike Maignan, do Milan, foram alvo de injúrias.

As punições são raras frente a este problema endêmico na Itália.

Em outubro, o capitão da seleção italiana, Giorgio Chiellini, confessou que sentiu "vergonha" após os insultos contra Koulibaly em Florença.