Topo

Brasil goleia Chile por 4 a 0 em despedida da torcida pelas Eliminatórias

24/03/2022 23h44

Rio de Janeiro, 25 Mar 2022 (AFP) - Já classificado para a Copa do Mundo, o Brasil goleou o Chile no Maracanã por 4 a 0 nesta quinta-feira, com gols de Neymar, Vinícius Júnior, Philippe Coutinho e Richarlison.

Com a vitória, o Brasil chega se mantém invicto e na liderança isolada das Eliminatórias Sul-Americanas, com 42 pontos em 16 jogos.

Os chilenos, que caíram para a sétima posição na tabela com 19 pontos, precisavam vencer hoje para ainda terem a chance de conseguir uma vaga direta no Mundial do Catar. Agora, só podem chegar à quinta colocação, que os levariam para a repescagem contra o classificado da zona asiática.

Para isso, precisam derrotar o já classificado Uruguai em Santiago na próxima terça-feira e torcer para que Peru e Colômbia não vençam na última rodada.

O Brasil, garantido na Copa do Mundo desde novembro, encerra sua participação nas eliminatórias contra a Bolívia, em La Paz, embora ainda tenha que cumprir tabela contra a Argentina, após o jogo entre as seleções pela sexta rodada ter sido interrompido em São Paulo pela Anvisa por questões de protocolo contra a Covid-19.

- Apoio a Neymar -A comunhão entre Neymar, que vive má fase no Paris Saint-Germain, e a torcida começou antes mesmo da bolar rolar no Maracanã.

Os torcedores brasileiros ovacionaram o camisa 10 quando seu nome foi anunciado no telão do estádio. Já em campo, quando a partida ainda estava 0 a 0, o público gritou novamente o nome do atacante, que respondeu levantando os braços e pedindo mais apoio.

Neymar se viu bem à vontade no campo do Maracanã, articulando as ações ofensivas da Seleção brasileira com Vinícius Júnior, Antony e Lucas Paquetá para furar a retranca chilena.

Aos 43 minutos, o camisa 10 entrou na área e foi derrubado pelo lateral Mauricio Isla. Na cobrança do pênalti, ele teve calma para deslocar o goleiro Claudio Bravo e abrir o placar para o Brasil.

- Batismo verde e amarelo -Após o gol de Neymar, a Seleção cresceu no jogo e ainda no primeiro tempo fez 2 a 0 com Vinícius Júnior, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Brasil.

Em jogada pela direita, Antony fez passe para o meio e a bola atravessou o campo até chegar aos pés do atacante do Real Madrid, que dominou na área e bateu de perna esquerda na saída de Bravo.

"Não tinha lugar melhor para eu fazer meu primeiro gol", comemorou Vinícius Júnior.

Com a vitória praticamente assegurada, a Seleção administrou o jogo no segundo tempo. O terceiro gol saiu de pênalti, aos 27 minutos, dessa vez pelos pés de Philippe Coutinho.

Já nos acréscimos, Richarlison recebeu passe de Bruno Guimarães dentro da área e bateu cruzado para fechar o placar.

raa/cl/cb