Topo

Eliminatórias da Concacaf

Canadá vence Estados Unidos e fica mais perto da Copa do Qatar em 2022

Jogadores do Canadá comemoram primeiro gol contra os Estados Unidos na Concacaf - Reprodução web: // Twitter seleção canadense
Jogadores do Canadá comemoram primeiro gol contra os Estados Unidos na Concacaf Imagem: Reprodução web: // Twitter seleção canadense

30/01/2022 21h39

Cada vez mais próximo da segunda classificação para uma Copa do Mundo de sua história, o Canadá venceu os Estados Unidos por 2 a 0 neste domingo e abriu sua vantagem na liderança das eliminatórias da Concacaf para a Copa do Catar em 2022.

O atacante Cyle Larin abriu o placar logo aos 7 minutos do primeiro tempo e Samuel Adekugbe garantiu o triunfo nos acréscimos da segunda etapa para a alegria dos torcedores no Tim Hortons Field, em Hamilton, Canadá.

"Estamos quase lá", disse Larin sobre a classificação, após a vitória. "Mas não estamos satisfeitos, vamos continuar pressionando", garantiu ele.

Faltando quatro rodadas, o Canadá tem 22 pontos no octogonal, onde segue invicto apesar da ausência de sua estrela, Alphonso Davies, devido a uma miocardite.

"Estamos nos tornando um país do futebol", vibrou o técnico da seleção canadense John Herdman.

Os Estados Unidos "são uma grande equipe, tiveram grande qualidade hoje mas estávamos à altura da tarefa", acrescentou.

"O Canadá tem uma grande equipe e está no topo do grupo por uma razão. Levamos o nosso adversário a sério", disse o técnico americano Gregg Berhalter, lamentando o resultado, mas satisfeito com o rendimento de seus jogadores.

"É difícil para mim lembrar de uma exibição tão dominante fora de casa sem conseguir um bom resultado", disse ele. "Queríamos ser agressivos e pressionar, gastamos muita energia dificultando para eles e competindo em alto nível e acho que conseguimos".

Os Estados Unidos, que tiveram uma atuação apagada, estão provisoriamente na segunda colocação, com 18 pontos, antes dos demais jogos da décima rodada do octogonal, que será disputada neste domingo.

O Canadá disputou somente a Copa do Mundo do México em 1986 e naquela ocasião foi eliminado na fase de grupos.

As Eliminatórias da Concacaf concedem três vagas diretas para o Catar e a possibilidade de um playoff ao quarto colocado contra uma seleção da Oceania.

Na próxima rodada, na quarta-feira, o Panamá visita o México, enquanto a Jamaica recebe a Costa Rica.