Topo

Fórmula 1

FIA determina análise detalhada sobre polêmicas do GP de Abu Dhabi

Max Verstappen (à dir.) foi campeão da F1 após ultrapassar Hamilton na última volta da última corrida - Fórmula 1
Max Verstappen (à dir.) foi campeão da F1 após ultrapassar Hamilton na última volta da última corrida Imagem: Fórmula 1

15/12/2021 18h23

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou hoje (15) que fará um "exercício de análise detalhada e esclarecimento" dos polêmicos acontecimentos que levaram o holandês Max Verstappen à vitória no GP de Abu Dhabi e por consequência ao título mundial de Fórmula 1, no último domingo (12).

"Esta questão será discutida com todas as equipes e pilotos a fim de aprender com a situação e oferecer esclarecimentos aos participantes, à mídia e aos fãs sobre os regulamentos atuais", disse a FIA em comunicado.

Esta decisão foi tomada pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor (WMSC, World Motor Sport Council) após proposta do próprio presidente da FIA, o francês Jean Todt, cujo sucessor será escolhido nesta sexta-feira (17). O objetivo é obter "conclusões antes do início da temporada 2022", que começa no Bahrein, em 20 de março.

"As circunstâncias que envolveram o uso do safety car após o acidente do piloto Nicholas Latifi e as comunicações relacionadas entre a direção da corrida da FIA e as equipes geraram mal-entendidos e fortes reações das equipes, pilotos e fãs de Fórmula 1", lembrou o WMSC.

Esta polêmica "atualmente mancha a imagem do campeonato e a celebração na devida forma do primeiro título mundial de pilotos conquistado por Max Verstappen (Red Bull) e do oitavo título mundial de construtores conquistado pela Mercedes", diz a nota.

Fórmula 1