Topo

Canadá anuncia boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim

Justin Trudeau, primeiro ministro canadense, declarou que não enviará representantes aos Jogos de Pequim 2020 - Dave Chan / AFP
Justin Trudeau, primeiro ministro canadense, declarou que não enviará representantes aos Jogos de Pequim 2020 Imagem: Dave Chan / AFP

08/12/2021 15h02

Ottawa, 8 dez 2021 (AFP) - O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou nesta quarta-feira (8) um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que acontecerão em fevereiro do ano que vem.

"Estamos profundamente preocupados com as violações dos direitos humanos pelo governo chinês", disse Trudeau em entrevista coletiva. Com o anuncio do novo boicote, quatro chefes Estados não terão representantes oficiais nas Olimpíadas de Inverno.

O primeiro país a anunciar a medida foram os Estados Unidos. Na segunda-feira (6), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, foi a responsável por informar que o governo americano não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022.

Reino Unido e Austrália também declaram não concordar com a conduta do governo chinês quanto aos direitos humanos e também não enviarão representantes oficiais ao evento, mas garantiram que o boicote é apenas diplomático e não afeta os atletas.

Em resposta, também no início da semana, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, declarou que os Estados Unidos "pagarão o preço pelo gesto equivocado".