Topo

Eliminatórias Europeias

Itália e Portugal conhecerão adversários em sorteio da repescagem para Copa do Qatar

As seleções de Itália e Portugal podem se enfrentar por uma vaga na Copa do Mundo no ano que vem - REUTERS
As seleções de Itália e Portugal podem se enfrentar por uma vaga na Copa do Mundo no ano que vem Imagem: REUTERS

25/11/2021 14h47

Paris, 25 Nov 2021 (AFP) - Itália e Portugal saberão nesta sexta-feira (26) qual será o caminho que terão pela frente para conquistar uma vaga na Copa Qatar. Com o sorteio da repescagem europeia as duas seleções têm possibilidade de um confronto direto ou contra seleções como a Suécia de Ibrahimovic e a Polônia de Lewandowski.

Em Zurique, a Fifa realizará tanto o sorteio da repescagem da Europa, marcada para ser disputada no final de março, quanto o sorteio da repescagem intercontinental, em junho, que contará com uma seleção asiática, uma da América Central e do Norte, uma da América do Sul e uma seleção da Oceania.

Na Europa, as últimas três vagas serão distribuídos entre 12 seleções. Para viajar ao Qatar será preciso vencer um dos três mini-torneios entre quatro seleções, com semifinal e final em jogo único. Um caminho espinhoso que não deixa margem para erros.

A tensão explodiu na Itália depois de se sagrar campeã europeia em julho deste ano. De repente, surgiu o temor de repetir o fracasso de 2017, quando a seleção ficou fora da Copa do Mundo de 2018 ao perder na repescagem para a Suécia. Foi a primeira vez em 60 anos. "Inconscientemente, algo ficou bloqueado", reconheceu o veterano Leonardo Bonucci.

Em Portugal, o clima também está tenso, após a derrota nos últimos instantes diante da Sérvia por 2 a 1, que garantiu a seleção dos Balcãs no Qatar e colocou os portugueses na repescagem. A imprensa portuguesa foi dura com o técnico Fernando Santos, que não conseguiu fazer uma equipe muito talentosa, liderada por Cristiano Ronaldo, jogar um bom futebol.

O que está a favor de Portugal é a sua grande experiência em repescagens. Os portugueses superaram essa fase para se garantir nas Copas de 2010 e 2014.

Apesar da tensão, as duas seleções têm a garantia de jogar em casa nas semifinais, graças ao status de seleções do Pote 1 (cabeças de chave), mas ainda podem se encontrar na final.

Também no primeiro pote estará a Suécia, que decepcionou na última Eurocopa ao perder nas oitavas para a Ucrânia, e que não poderá contar com Ibrahimovic na primeira partida, sancionado por receber um cartão amarelo contra a Espanha.

A Polônia aposta no talentoso Lewandowski, autor de oito gols nas Eliminatórias. Os poloneses estão no segundo pote, tornando-se um adversário em potencial para Itália ou Portugal.

Completam o primeiro pote País de Gales, que não disputa uma Copa do Mundo desde 1958, Rússia e Escócia. Além da Polônia, no segundo pote estão Áustria, República Tcheca, Ucrânia, Turquia e Macedônia do Norte.