Topo

Região dos Grandes Lagos da África sedia torneio de caratê pela paz

25/10/2021 12h47

Goma, RD Congo, 25 Out 2021 (AFP) - Diante de um público animado, um carateca congolês derruba seu oponente do Burundi antes de, com um sorriso, ajudá-lo a se levantar.

"Somos irmãos", resume um participante do torneio de caratê para a promoção da paz na região dos Grandes Lagos africanos, que aconteceu no fim de semana em Goma, na República Democrática do Congo (RDC).

País organizador do evento, a República Democrática do Congo liderou o quadro de medalhas, com 16, incluindo duas de ouro, seguida de Tanzânia (4 de ouro), Burundi (1 de ouro) e Uganda (2 de bronze).

Como testemunharam os participantes, homens e mulheres que distribuíam abraços calorosos em meio aos aplausos do público, o pódio não foi o mais importante desta competição.

"O caratê preconiza a paz. Aqui mostramos que não temos ódio, vivemos em harmonia", explicou a tanzaniana Salha Abdallah Zarafi.

"Esperamos que este clima de paz reine na região. A África precisa de paz", acrescentou.

RDC, Tanzânia, Burundi, Uganda e Congo-Brazzaville participaram deste torneio destinado, segundo seus organizadores, a "favorecer o encontro de pessoas, culturas e de entornos diferentes, assim como (favorecer) lutas contra as discriminações e a violência sob todas as suas formas para preservar a paz em um contexto social com segurança".

str/mbb/at/jr/av/iga/dr/tt