Topo

Sentença do julgamento de Benzema será divulgada 5 dias antes da Bola de Ouro

Benzema conhecerá a sentença de seu caso no final de novembro - GABRIEL BOUYS / AFP
Benzema conhecerá a sentença de seu caso no final de novembro Imagem: GABRIEL BOUYS / AFP

AFP, Versalhes

22/10/2021 12h20

A sentença do julgamento do atacante Benzema, acusado de tentar chantagear o jogador francês Mathieu Valbuena com um vídeo de teor sexual, será anunciada em 24 de novembro, informou a justiça francesa.

O veredicto era esperado para esta sexta-feira (22), mas o presidente do tribunal de Versalhes anunciou que a sentença será divulgada apenas no fim de novembro. Cinco dias depois da divulgação da sentença acontece a cerimônia do prêmio Bola de Ouro, ao qual Benzema é indicado.

Ontem (21), o Ministério Público francês pediu 10 meses de prisão com suspensão condicional da pena para Benzema, acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem, assim como uma multa de 75.000 euros, R$ 493 mil, por considerar que as escutas provam sua "associação" com a trama.

Hoje, no último dia de audiências, os advogados de defesa denunciaram um caso midiático baseado apenas nos "sentimentos" da suposta vítima, Mathieu Valbuena. "O que interessa realmente aos franceses neste caso? O sexo? O futebol? Não é uma questão judicial", afirmou o advogado de Benzema, Antoine Vey, que pediu a absolvição.

Vey denunciou "as especulações" da acusação e afirmou que "o elemento intencional do crime" pelo qual o jogador do Real Madrid é acusado não foi tipificado. Além de Benzema, o julgamento tem outros quatro réus, para os quais o MP solicitou penas que vão de 18 meses de prisão com suspensão condicional da pena a quatro anos de detenção.

O julgamento se baseia em acusações de 2015. Benzema foi ao quarto de Valbuena na concentração da seleção francesa e disse ao ex-companheiro que poderia apresentar "alguém de confiança" para ajudar a "administrar" a possível divulgação de um vídeo comprometedor.

O escândalo teve consequências esportivas, além das judiciais. Benzema e e Valbuena, atualmente no Olympiakos da Grécia, deixaram de ser convocados para a seleção francesa. Benzema voltou a defender a seleção francesa às vésperas da Eurocopa disputada em 2021. O técnico Didier Deschamps já deu a entender que a decisão judicial não deve afetar a presença do atacante na Copa de 2022.

Ao contrário de Valbuena, que compareceu às audiências até ontem, o atacante do Real Madrid não esteve presente no julgamento. No domingo (24) ele disputará o clássico do campeonato espanhol entre Real Madrid e Barcelona.