Topo

No GP de Rússia, Lando Norris conquista sua primeira pole na F1

25/09/2021 12h53

Sochi, Rússia, 25 Set 2021 (AFP) - O britânico Lando Norris, da equipe McLaren conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1 neste sábado, na sessão de classificação para o Grande Prêmio da Rússia, ficando à frente do espanhol Carlos Sainz Jr, da Ferrari.

No circuito de Sochi, numa pista ainda molhada pela forte chuva que caiu antes do início da qualificação para o grid de largada, Lando anos, registrou um tempo de 1m41s993, registrando também a primeira pole para Mclaren desde a obtida no GP do Brasil de 2012 pelo então piloto da equipe Lewis Hamilton, que no ano seguinte foi para a Mercedes.

Na segunda fila o piloto de 21 anos terá a companhia dos compatriotas George Russell (Williams) e Hamilton, segundo colocado no campeonato e que teve um péssimo final de sessão devido à batida em um muro na entrada do pit lane e girando em seguida na pista.

O líder do Mundial, cinco pontos à frente do piloto da Mercedes, o holandês Max Verstappen (Red Bull), não participou da sessão de classificação por ter sido penalizado por uma troca de peças no motor, e por isso vai partir da última posição do grid (20º) no domingo. Também foram punidos pelo mesmo motivo o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e o canadense Nicholas Latifi (Williams), que chegaram a entrar na pista para o Q1 e por isso vão largar em 15º e 14º, respectivamente.

O australiano Daniel Ricciardo (McLaren), vencedor da etapa anterior na Itália, o espanhol Fernando Alonso (Alpine), o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), o canadense Lance Stroll (Aston Martin), o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) e o francês Esteban Ocon ( Alpine) completam o Top 10 das classificações.

O alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) largará em 11º, à frente do francês Pierre Gasly (AlphaTauri).

Depois do temporal deste sábado, a previsão para domingo é melhor, com pequeno risco de chuva, de acordo Federação Internacional do Automóvel.

A largada do GP da Rússia, 15ª etapa da temporada, será neste domingo às 09H00 (de Brasília).

pel/fbx/fby/psr/lca