Topo

COI retira credenciais de dois técnicos bielorrussos por caso Tsimanouskaya

05/08/2021 22h05

Tóquio, 6 Ago 2021 (AFP) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou as credenciais de dois treinadores bielorrussos e pediu-lhes para deixar a Vila Olímpica por suposta tentativa de obrigar a atleta Krystsina Tsimanouskaya a voltar para seu país, informou a entidade esportiva nesta sexta-feira (noite de quinta, 5, no Brasil).

O COI adotou a medida "no interesse do bem-estar dos atletas (...) de Belarus que ainda estão em Tóquio", informou o comitê no Twitter.

A entidade informou esta semana que estava investigando os técnicos por seu papel no caso de Krystsina Tsimanouskaya, que buscou proteção para evitar ser forçada a voltar para seu país.

Ela disse temer por sua vida se tivesse que retornar a Belarus, sacudida por um levante político e uma dura repressão a dissidentes depois das contestadas eleições que mantiveram no poder o homem forte do país, Alexander Lukashenko, no ano passado.

Tsimanouskaya é uma das mais de duas mil personalidades do esporte bielorrusso que assinaram uma carta pedindo novas eleições e a libertação de presos políticos.

Seus problemas em Tóquio ocorreram depois que ela fez uma postagem no Instagram, criticando seus técnicos por inscrevê-la em uma corrida sem informá-la antes.

O COI informou que os dois técnicos "terão a oportunidade de serem ouvidos".

sah/th/mas/ll/mvv