Topo

Skate: Japão é ouro e prata e brasileiras ficam em 7º e 8º no park

04/08/2021 02h07

Tóquio, 4 Ago 2021 (AFP) - O Japão emplacou duas atletas nos degraus mais altos do pódio do skate park nos Jogos de Tóquio, nesta quarta-feira, com Sakura Yosozumi conquistando ouro e Kokona Hiraki ficando com a prata, enquanto a britânica Sky Brown ganhou o bronze.

Já as brasileiras na final da modalidade, Dora Varella (com uma nota na melhor volta de 40.42) e Yndiara Asp (37.34), ficaram em sétimo e oitavo, respectivamente. A terceira representante do país na prova, Isadora Pacheco, não conseguiu passar da semifinal e ficou com a 10ª posição na classificação geral.

E por pouco o primeiro pódio da história do skate park nas Olimpíadas não foi todo ocupado por japonesas, já que Yosozumi (60.09), Hiraki (59.04) e Misugu Okamoto (53.58), líder do ranking mundial e que havia se classificado para a decisão em primeiro entre as oito finalistas, estavam, na ordem, à frente até a última volta de Sky Brown.

Mas a britânica, que tinha como maior nota nas duas voltas anteriores um 47.53, se superou e pontuou em 56.47, ultrapassando os 53.58 de Misugu Okamoto, conquistando assim o bronze.

Tanto Hiraki (12 anos e 343 dias) quanto Sky Brown (13 anos e 28 dias) aspiravam se tornar as mais jovens campeãs olímpicas da história, uma marca que continuará a atleta americana Marjorie Gestring, ouro no trampolim 3m dos saltos ornamentais em Berlim 1936 com 13 anos e 268 dias.

Em três finais do skate nas Olimpíadas na capital japonesa, os donos da casa conquistaram até agora três medalhas de ouro, duas na modalidade street (masculino e feminino) e agora essa na park, feminino.

O skate é um dos cinco esportes que estreiam nessa edição dos Jogos Olímpicos, ao lado do surfe, escalada, caratê e beisebol.

lca