Topo

Futebol feminino: Canadá vence (1-0) e elimina EUA nas semifinais

02/08/2021 07h57

Kashima, Japão, 2 Ago 2021 (AFP) - O Canadá surpreendeu nos Jogos de Tóquio-2020 e eliminou os Estados Unidos (1-0), seleção tetracampeã olímpica, com um gol de pênalti de Jessie Flemming na reta final da partida (minuto 75), o que lhe permite lutar pela medalha de ouro na grande final.

A partida desta segunda-feira, no Estádio Kashima, na província de Ibaraki, teve poucas chances de gol criadas pelas duas equipes.

A primeira má notícia para os Estados Unidos foi a lesão da goleira Alyssa Naeher, que brilhou nas quartas de final contra a Holanda, quando defendeu três pênaltis.

Já no segundo tempo, com 0 a 0 no placar, a zagueira Tierna Davidson cometeu uma falta dentro da área sobre a meio-campista Deane Rose, que havia conseguido tocar na bola primeiro. A infração foi revista pelo VAR e a penalidade máxima confirmada.

A meia Jessie Fleming não falhou e mandou a bola no canto esquerdo do gol. A goleira substituta Adrianna Franch até adivinhou a intenção da canadense, mas não conseguiu defender.

O Canadá, que foi bronze no Rio-2016 e em Londres-2012, aguarda seu adversário, que será definido na segunda semifinal, entre Austrália e Suécia.

Os Estados Unidos não chegam à decisão pelos segundos Jogos Olímpicos consecutivos.

As americanas, atuais campeãs mundiais, levaram o ouro em 1996 (na estreia do futebol feminino em Olimpíadas), 2004, 2008 e 2012. Também ficaram com a medalha de prata em 2000.

djm/psr/aam