Topo

Futebol: Brasil e México reeditam final de Londres-2012 nas semifinais de Tóquio-2020

02/08/2021 08h51

Kashima, Japão, 2 Ago 2021 (AFP) - Brasil e México abrem as semifinais do torneio de futebol masculino de Tóquio-2020 nesta terça-feira em Kashima às 5h00 (horário de Brasília) em duelo com os dois últimos campeões olímpicos, que lutam para chegar a uma final.

O duelo é a reedição da disputa do ouro de Londres-2012, quando o México conquistou o ouro ao vencer por 2 a 1.

A seleção brasileira, invicta nestes Jogos, defende o título conquistado na Rio-2016. O atual campeão olímpico liderou do início ao fim o Grupo D, onde estreou com vitória sobre a Alemanha (4-2), empatou com a Costa do Marfim (0-0) e derrotou a Arábia Saudita (3-1), garantindo assim a classificação para as quartas de final, fase em que venceu o Egito por 1 a 0 com um gol de Matheus Cunha.

Já o México superou a fase de grupos como segundo colocado no Grupo A, após derrotar a França (4-1), perder para o Japão (2-1) e se recuperar diante da África do Sul (3-0), alcançando assim as quartas de final, onde mostrou todo seu potencial ofensivo ao vencer a Coreia do Sul pelo surpreendente placar de 6 a 3.

Depois da derrota da seleção principal no domingo na final da Copa Ouro contra os Estados Unidos (1-0), a equipe Sub-23 tentará levantar o moral da torcida mexicana.

- Duelo apimentado -O Brasil quer repetir a glória olímpica de cinco anos atrás alcançada pela seleção que tinha Neymar como destaque, quando venceu a Alemanha nos pênaltis no Maracanã. Desta vez a Seleção é comandada em campo pelo veterano capitão Daniel Alves, que também quer fazer história.

O lateral-direito do São Paulo quer melhorar ainda mais seu currículo de jogador mais vitorioso da história, conquistando mais um título aos 42 que já acumula. Mas para isso terá que eliminar a motivada seleção dirigida por Jaime Lozano.

"Sabemos que o Brasil é uma equipe forte, uma das favoritas. Onde quer que o Brasil esteja, lutará para ser campeão, mas uma vez aqui tudo pode acontecer e o momento emocional é muito importante para nós", disse o técnico mexicano na preparação para a semifinal.

O jogo entre México e Brasil é o de maior destaque dessas semifinais, já que as duas equipes começaram o duelo antes de entrar em campo, com promessa de revanche.

"Como ele disse, acho que o Daniel Alves, que queria nos encontrar na final, porque já nos enfrentaram uma vez. Pois vamos entrar para vencê-los e ver quem leva a medalha de ouro", disse Sebastián Córdova, em entrevista após o fim do jogo contra a Coreia do Sul.

A outra semifinal do torneio olímpico de futebol masculino será disputada entre Espanha e o anfitrião Japão, às 8h00 (horário de Brasília) no estádio de Saitama.

djm/psr/aam/fp