Topo

Atletismo: Tamberi e Barshim renunciam ao desempate e compartilham ouro no salto em altura

01/08/2021 11h22

Tóquio, 1 Ago 2021 (AFP) - O italiano Gianmarco Tamberi e o catari Mutaz Essa Barshim conquistaram o ouro olímpico na prova de salto em altura disputada neste domingo (1º), nos Jogos de Tóquio-2020.

Empatados, o juiz explicou aos atletas que tinham duas opções: disputar um desempate, ou compartilhar o ouro. Os dois amigos então se olharam, apertaram as mãos e celebraram juntos a vitória.

O bielorrusso Maksim Nedasekau completou o pódio, com o bronze.

Os três atletas superaram os 2,37 metros, mas Barshim e Tamberi terminaram em igualdade perfeita, ficando à frente de seu rival no número de tentativas.

Com este ouro, Barshim, de 30 anos, completa sua coleção de medalhas, após conquistar o bronze em Londres-2012, e a prata, em Rio-2016.

Tamberi soma seu ouro olímpico aos já obtidos títulos do mundial "indoor" de 2016 e o europeu, no mesmo ano.

A Itália viveu um de seus grandes momentos nestes Jogos no Estádio Olímpico, em Tóquio, que testemunhou duas medalhas de ouro em menos de dez minutos.

Ao título de Tamberi se juntou a surpreendente vitória do também italiano Lamont Marcell Jacobs nos 100 metros rasos, com um tempo de 9 segundos e 80 centésimos, novo recorde europeu.

rg-kn/fbr/fbx/pm/psr/tt