Topo

Futebol: Brasil quer vingar perda do bronze na Rio-2016 contra o Canadá nas quartas de final

29/07/2021 08h33

Miyagi, Japão, 29 Jul 2021 (AFP) - Brasil e Canadá reeditam na sexta-feira, pelas quartas de final do torneio de futebol feminino dos Jogos de Tóquio-2020, o duelo que protagonizaram na luta pelo bronze na Rio-2016, quando as canadenses venceram (2-1) e deixaram Marta e suas ccompanheiras sem medalha na Olimpíada disputada em casa.

A partida será disputada no estádio Miyagi às 5h00 (horário de Brasília).

O Brasil entrou na fase de mata-mata depois de vencer a China (5-0) na estreia, empatar com a Holanda (3-3) e derrotar a Zâmbia (1-0), resultados que não renderam o primeiro lugar do Grupo F, que acabou ficando com as holandesas graças ao melhor saldo de gols.

O retrospecto do Canadá para chegar às quartas de final dos Jogos foi mais complicado do que o do Brasil, mas igualmente eficiente, já que o país empatou com o Japão (1-1) na estreia do Grupo E, venceu o Chile por um placar apertado (2-1) e empatou na última rodada com a Grã-Bretanha (1-1) já classificada.

Após a fase de grupos, em que as duas equipes sofreram três gols, a maior diferença entre as seleções comandadas pela inglesa Bev Priestman - Canadá - e pela sueca Pia Sundhage - Brasil - reside na capacidade de marcar gols.

Enquanto o Canadá tirou o máximo de proveito de apenas quatro gols no torneio, o Brasil chega às quartas de final com nove - atrás somente da Holanda (21) e empatado com a Suécia. Três gols foram marcados pela camisa 10 Marta.

Para o Brasil, o confronto com Canadá é especial porque dá a possibilidade de se vingar da equipe que privou a seleção do bronze na Rio-2016.

- Duelo de artilheiras -Muitas jogadoras que estavam em campo em 2016 retornarão na sexta-feira em Miyagi, onde se prevê mais uma grande batalha que terá um novo duelo entre Christine Sinclair e Marta.

A capitã brasileira se tornou a única jogadora a balançar as redes em cinco edições dos Jogos Olímpicos.

Sua outra meta em Tóquio-2020 é se tornar a artilheira da história dos Jogos, feito que no momento pertence a sua compatriota Cristiane, que marcou 14 gols, um a mais que Marta, que também é dona do recorde do título de maior artilheira em Copas do Mundo - categorias feminino e masculino - com 16 gols, um a mais que o alemão Miroslav Klose.

E de uma recordista para outra, porque o Canadá tem Christine Sinclair, a maior artilheira de todos os tempos por seleções, tanto no feminino quanto no masculino (187).

A capitã canadense teve a honra de marcar o primeiro gol de sua equipe nestes Jogos Olímpicos e de fazer o segundo e último gol que deixou o Brasil sem medalha nos Jogos Rio-2016, no qual Sinclair conquistou sua segunda medalha de bronze, após a vitória contra a França (1-0) na disputa do terceiro lugar em Londres-2012. Na capital inglesa, ela também foi a artilheira do torneio (6 gols).

Além do jogo Canadá-Brasil às 5h00, as quartas de final de sexta-feira serão completadas com Grã-Bretanha-Austrália às 6h00, Suécia-Japão às 7h00 e Holanda-Estados Unidos às 8h00 (todos pelo horário de Brasília).

djm/psr/aam