PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Simone Biles não vai participar da final individual dos Jogos de Tóquio

28/07/2021 04h03

Tóquio, 28 Jul 2021 (AFP) - A ginasta americana Simone Biles, que na terça-feira abandonou a competição por equipes nos Jogos de Tóquio, não irá participar da final individual geral na quinta-feira, anunciou através do Twitter a Federação Americana de Ginástica.

"Depois de uma avaliação médica, Simone Biles desistiu da final da competição geral", divulgou a federação.

"Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos", acrescentou a entidade no breve comunicado.

A ginasta também está classificada para as quatro finais dos aparelhos.

A campeã americana decidiu não competir na terça-feira para não comprometer sua saúde mental, evocando "demônios na cabeça" e muita pressão para administrar devido às expectativas criadas nestes Jogos.

"Assim que eu piso no tatame, sou só eu e a minha cabeça... lidando com demônios (...) Tenho que fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental, e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar", explicou a americana, depois que sua equipe foi derrotada pelo quarteto russo em sua ausência.

Pouco antes, a ginasta de 24 anos desistiu de competir nas finais por equipe após passar pelo primeiro aparelho, a trave, onde ficou abaixo de seus padrões habituais, com nota de 13.766 pontos.

Biles em seguida foi para o banco de reservas, onde viu suas companheiras ficarem com a medalha de prata, atrás das atletas da Rússia (ouro) e com a Grã-Bretanha ficando com o bronze.

Vencedora de cinco medalhas no Rio-2016, quatro de ouro, Biles é considerada a grande estrela desta edição das Olimpíadas.

Na terça-feira, ela havia explicado à imprensa que sua participação nas demais finais seria decidida dia a dia.

dec-jri/pm/dr/lca

Esporte