Topo

Tênis de mesa: Japão surpreende a China nas duplas mistas e leva primeiro título olímpico

26/07/2021 11h04

Tóquio, 26 Jul 2021 (AFP) - O Japão conquistou seu primeiro título olímpico no tênis de mesa, ao vencer o torneio de duplas mistas, uma nova prova no programa dos Jogos, contra a China nesta segunda-feira (26) em Tóquio.

A dupla Jun Mizutani/Mima Ito dominou a chinesa Xu Xin/Liu Shiwen após um thriller em sete sets (5-11, 7-11, 11-8, 11-9, 11-9, 6-11, 11-6).

Este já é o oitavo título do país-sede, que lidera o quadro de medalhas em suas Olimpíadas.

A derrota da China marca um acontecimento extremamente raro: é apenas a quinta medalha de ouro que escapa ao país (de 33 distribuídas), a primeira desde 2004.

Xu Xin e Liu Shiwen começaram muito melhores, vencendo os dois primeiros sets facilmente, antes que Jun Mizutani e Mima Ito equilibrassem a disputa.

O majestoso "Tokyo Metropolitan Gymnasium" ressoou com os gritos de voluntários e algumas dezenas de jornalistas que se transformaram em torcedores para a ocasião, uma raridade nesses "Jogos da pandemia" privados de público.

Taiwan (Lin Yu Ju/Cheng I-Ching) já havia conquistado a medalha de bronze contra a equipe francesa (Emmanuel Lebesson/Jian Nan Yuan).

rg/jr/fbx/mr