PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Judoca Naohisa Takato conquista primeiro ouro para o Japão; Krasniqi vence no feminino

24/07/2021 08h27

Tóquio, 24 Jul 2021 (AFP) - O japonês Naohisa Takato, na categoria até 60 kg, conquistou a medalha de ouro neste sábado, a primeira de seu país em Tóquio-2020.

Ele já havia sido bronze nos Jogos do Rio-2016 e agora alcança um ouro inédito em sua carreira.

Takato derrotou na final, com um ippon, o taiwanês Yung Wei Yan, 11º no ranking mundial e duas vezes prata no campeonato da Ásia. Os bronzes ficaram com o cazaque Yeldos Smetov e o francês Luka Mkheidze.

No feminino, categoria até 48kg, a judoca do Kosovo Distria Krasniqi conquistou a medalha de ouro ao derrotar na final a japonesa Funa Tonaki, 3ª do ranking mundial e campeã do mundo em 2017. Ela triunfou graças a um wazari no fim do combate.

O título de Krasniqi foi o primeiro no torneio de judô, que acontece no tradicional Nippon Budokan, em Tóquio, onde a provas da modalidade já haviam sido disputadas durante as Olimpíadas de 1964.

- Brasileiros caem nas oitavas -Mais cedo, dois judocas brasileiros foram eliminados nas oitavas de final. Gabriela Chibana estreou derrotando Harriet Bonface, do Malauí, com um ippon. Mas faltou sorte à lutadora já que na fase seguinte teve que enfrentar a própria Distria Krasniqi, número 1 do mundo e campeã europeia em abril em Lisboa.

A jovem ucraniana Daria Bilodid, de 20 anos e já bicampeã mundial, conquistou uma das duas medalhas de bronze.

O outro bronze ficou com Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia.

Na categoria masculina, o brasileiro Eric Takabatake teve uma trajetória parecida com a de Gabriela Chibana.

Ele estreou com vitória contra Soukphaxay Sithisane, do Laos. Mas foi eliminado pelo sul-coreano Kim Won-Jin nas oitavas de final.

stt/fbx/aam/fp

Esporte