Topo

França empata (2-2) com Portugal e pega Suíça nas oitavas; portugueses encaram Bélgica

23/06/2021 20h03

Budapeste, 23 Jun 2021 (AFP) - A França, como primeira do grupo F da Eurocopa, e Portugal, como um dos quatro melhores terceiros colocados, se classificaram para as oitavas de final do torneio continental depois de empatarem (2-2) em um jogo disputado nesta quarta-feira em Budapeste.

Karim Benzema marcou os dois gols dos franceses (45+2 de pênalti e 47) e Cristiano Ronaldo também fez sua dobradinha (31 e 60, ambos de pênalti) e com isso alcançou a histórica marca de 109 gols por Portugal, igualando assim o recorde de gols em partidas internacionais do iraniano Ali Daei.

Na outra partida da chave, a Alemanha empatou no fim com a Hungria (2-2) e alcançou a classificação como segunda do grupo.

Até o apito final, o chamado "grupo da morte" foi quase fatal para um dos grandes nomes do futebol europeu, já que a 'Mannschaft' e Portugal, que chegaram a ficar em desvantagem no placar, ocuparam alternadamente a quarta e última colocação do grupo, o que significava uma eliminação frustrante.

A liderança leva os franceses a enfrentar a Suíça nas oitavas de final em Bucareste, na Romênia, na próxima segunda-feira.

Já Portugal irá a Sevilha para encarar a poderosa Bélgica no mesmo dia, em um dos duelos mais aguardados da fase.

A Alemanha de Joachim Löw chegou perto do abismo, mas empataram graças a Leon Goretzka (84), e vai a Londres enfrentar a Inglaterra, em Wembley, na próxima terça-feira, no clássico europeu.

- Bom resultado para todos -Em Budapeste, a revanche da final da Euro-2016 (em que Portugal venceu por 1 a 0 na prorrogação) foi intensa.

Mas não houve 'vingança' dos franceses, que mesmo assim ficaram satisfeitos com o resultado.

Didier Deschamps, treinador da França, vibrou com o primeiro lugar no grupo. "Sabíamos que seria difícil. Tentamos vencer e no final da partida obviamente, soubemos do resultado da Alemanha, que nos permite estar em primeiro lugar, que é a melhor posição. Vamos valorizar esta primeira colocação, nos recuperar bem. Sei muito bem que uma nova competição vai começar a partir das oitavas".

O técnico de Portugal, Fernando Santos, também se mostrou feliz com o resultado: "Estou satisfeito com a equipe, globalmente. A equipe apresentou o espírito certo. Não são os jogadores que transformam as equipes, são as equipes que transformam os jogadores. Fizemos um primeiro tempo bom, fomos muito organizados, como é habitual na nossa equipe".

- CR7 iguala recorde -Cristiano Ronaldo foi parabenizado pelo iraniano Ali Daei, após igualar seu recorde: "Parabéns ao Cristiano, que agora está a um gol de quebrar o recorde de gols marcados no futebol masculino internacional. Estou honrado que este marco pertença a Ronaldo, um grande campeão de futebol e um humanista que inspira muitas pessoas no mundo", reagiu o iraniano em sua conta do Instagram, em uma mensagem que terminou com a expressão "Vamos!".

Seu primeiro gol veio em um pênalti confirmado pelo árbitro após uma saída violenta com o punho do goleiro Hugo Lloris no rosto de Danilo. O segundo pênalti foi marcado depois um toque de mão de Jules Koundé.

CR7, de 36 anos e com 178 jogos pela seleção portuguesa, bateu vários recordes neste torneio, do qual se tornou o maior artilheiro de todos os tempos, com 14 gols, dois deles contra os 'Bleus' nesta quarta-feira.

Na estreia contra a Hungria, Ronaldo já havia se tornado o primeiro jogador da história a disputar cinco fases finais da Euro e é também o que mais disputou partidas no torneio continental, com 24 jogos até esta quarta.

Além disso ele é o artilheiro desta edição da Eurocopa com 5 gols, dois contra a Hungria, um diante da Alemanha e os dois neste duelo com a França.

- Benzema volta a marcar -Outro destaque do dia foram os dois gols de Benzema. Ele não havia conseguido balançar as redes desde seu retorno aos 'Bleus' após ter sido afastado no final de 2015 devido ao caso da 'sextape' com seu então companheiro de equipe na época, Mathieu Valbuena.

O primeiro veio em um pênalti, após Mbappé ser derrubado na área. E o segundo, no início da segunda etapa, em um chute rente à trave que o VAR confirmou

O último gol do atacante do Real Madrid com a camisa da França havia sido em 8 de outubro de 2015, também uma dobradinha, em um amistoso contra a Armênia, justamente a última partida que disputou antes do escândalo vir à tona.

"Muita alegria, muito orgulho. Acho que todos esperavam, havia essa pressão", admitiu Benzema em entrevista ao beIN Sports depois de ser parabenizado por Cristiano Ronaldo, seu ex-parceiro no Real Madrid.

--- Jogos e classificação do Grupo F da Eurocopa:

-- Já disputados:

França - Alemanha 1 - 0

Hungria - Portugal 0 - 3

Portugal - Alemanha 2 - 4

Hungria - França 1 - 1

Alemanha - Hungria 2 - 2

Portugal - França 2 - 2

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. França 5 3 1 2 0 4 3 1

2. Alemanha 4 3 1 1 1 6 5 1

3. Portugal 4 3 1 1 1 7 6 1

4. Hungria 2 3 0 2 1 3 6 -3

--- Confrontos das oitavas de final da Eurocopa (horário de Brasília):

- Sábado, 26 de junho:

13h00, em Amsterdã

País de Gales - Dinamarca

16h00, em Londres

Itália - Áustria

- Domingo, 27 de junho:

13h00 em Budapeste

Holanda - República Tcheca

16h00 em Sevilha

Bélgica - Portugal

- Segunda-feira, 28 de junho:

13h00 em Copenhague

Croácia - Espanha

16h00 em Bucareste

França - Suíça

- Terça-feira, 29 de junho:

13h00 em Londres

Inglaterra - Alemanha

16h00 em Glasgow

Suécia - Ucrânia

./bds/bvo/mcd/gh/clv/gf/bpa/aam