PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Bélgica derrota Finlândia e vai às oitavas como líder do Grupo B da Eurocopa

21/06/2021 18h51

São Petersburgo, 21 Jun 2021 (AFP) - A Bélgica venceu a Finlândia por 2 a 0, nesta segunda-feira, em partida válida pelo Grupo B da Eurocopa, e se classificou de forma invicta e com 100% de aproveitamento para as oitavas de final da competição.

Na partida disputada na cidade russa de São Petersburgo, o placar só foi alterado na segunda etapa, com gol contra do goleiro Lukas Hradecky (no minuto 74) e do atacante Romelu Lukaku (81), que está entre os artilheiros do torneio continental com 3 gols marcados, ao lado de Cristiano Ronaldo (Portugal), Patrik Schick (República Tcheca) e Georginio Wijnaldum (Holanda).

A equipe belga abriu o placar após cobrança de escanteio efetuada pelo volante De Bruyne. O meia Vermaelen cabeceou, a bola tocou na trave e na volta Hradecky tentou segurá-la, mas ela acabou parando no fundo das redes.

Em nova participação de De Bruyne, eleito o melhor em campo, o volante recebeu pela esquerda e tocou para Lukaku em cima da marca do pênalti, que girou o corpo e chutou para definir o jogo.

Com este resultado, os belgas terminam a primeira fase da Euro com três vitórias e a liderança da chave com nove pontos, seis a mais que a Dinamarca, também classificada às oitavas de final após golear a Rússia por 4 a 1 e superar assim o saldo de gols dos finlandeses e dos próprios russos.

Por conta dos três pontos obtidos na vitória sobre os dinamarqueses na estreia na Euro, a Finlândia agora aguarda o fim da primeira fase para ver se consegue uma vaga para a próxima etapa da competição entre os quatro melhores terceiros colocados, enquanto a seleção russa de despede do torneio.

Na luta para avançar às quartas de final, os belgas voltam a campo no domingo, em Sevilha contra um dos terceiros melhores colocados do Grupo A, D, E ou F. Já os dinamarqueses jogam no sábado, em Amsterdã diante do País de Gales.

- Ficha técnica da partida válida pela terceira rodada do Grupo B da Eurocopa 2020:

Estádio: Estádio de São Petersburgo, San Petersburgo (Rússia)

Público: 25.000 espectadores

Árbitro: Dr. Felix Brych (ALE)

Gols:

Bélgica: Hradecky (74, contra), Lukaku (81)

Equipes:

Finlândia: Lucas Hradecky - Jukka Raitala, Joona Toivio, Paulus Arajuuri, Daniel O'Shaughnessy, Jere Uronen (Nikolai Alho 70) - Glen Kamara, Robin Lod (Marcus Forss 90+1), Tim Sparv (cap) (Rasmus Schüller 59), Joel Pohjanpalo (Joni Kauko 70) - Teemo Pukki (Fredrik Jensen 90+2). T: Markku Kanerva.

Bélgica: Thibaut Courtois - Jason Denayer, Dedryck Boyata, Thomas Vermaelen - Leandro Trossard (Thomas Meunier 76), Kevin De Bruyne (Hans Vanaken 90+1), Axel Witsel, Nacer Chadli - Jeremy Doku (Michy Batshuayi 76), Romelu Lukaku (Christian Benteke 84), Eden Hazard (cap). T: Roberto Martinez.

gh/mcd/lca

Esporte