Topo

Verstappen (Red Bull) conquista a pole do GP da França de Fórmula 1

19/06/2021 13h43

Le Castellet, França, 19 Jun 2021 (AFP) - O holandês da Red Bull, Max Verstappen, líder do mundial de pilotos conquistou a pole position do Grande Prêmio da França de Fórmula 1, depois de ser o mais rápido neste sábado na classificação.

No circuito de Paul Ricard, Verstappen superou os dois pilotos da Mercedes, o britânico Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas, enquanto o segundo piloto da Red Bull, o mexicano Sergio Pérez, vencedor do último Grande Prêmio (do Azerbaijão), vai largar em quarto lugar.

Hamilton, que venceu as duas últimas edições do Grande Prêmio da França largando da 'pole' (2018 e 2019, 2020 não foi disputado devido à pandemia), foi novamente superado por Verstappen, que este ano parece uma ameaça real para acabar com o reinado do britânico e da Mercedes.

Na classificação do mundial, o holandês, que dominou os treinos livres, tem 4 pontos de vantagem sobre o inglês, enquanto a Red Bull tem 26 a mais que a Mercedes.

"Até agora tem sido um fim de semana muito positivo para nós, especialmente neste circuito que normalmente é difícil para nós e conseguir a pole é algo fantástico", disse Verstappen ao sair do carro.

"Um grande dia para nós, mas temos que terminar o trabalho amanhã e conseguir os 25 pontos que escaparam em Baku", acrescentou o holandês em referência ao último Grande Prêmio, no qual um furo em um de seus pneus traseiras o privou de um vitória quase certa.

Depois de não render o esperado nos treinos, Hamilton ficou satisfeito ao reduzir a diferença para Verstappen para 258 milésimos. "Seguiremos lutando e dando tudo de nós. O ritmo de corrida dele é um décimo ou dois mais rápido que o nosso", disse o heptacampeão mundial.

"Vamos lutar por uma chance (de ultrapassagem) na primeira curva e pode haver uma estratégia interessante, acho até que pode chover um pouco, então seria uma oportunidade de ver uma corrida com água", acrescentou.

- Saiz e Gasly na 3ª fila -Na terceira fila vai largar a Ferrari do espanhol Carlos Sainz Jr além do francês Pierre Gasly (AlphaTauri).

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o britânico Lando Norris (McLaren), o espanhol Fernando Alonso (Alpine) e o australiano Daniel Ricciardo (McLaren) completam o top 10 do grid.

Antes do início deste Grande Prêmio, que será disputado neste domingo às 10h (horário de Brasília), diante de 15.000 espectadores divididos desde sexta-feira em três arquibancadas para 5.000 pessoas, Vestappen lidera o mundial de pilotos com 4 pontios de vantagem sobre Hamilton.

Entre as escuderias, a Red Bull tem 26 pontos a mais que a Mercedes.

A primeira parte dos treinos classificatórios (Q1) foi interrompida durante dez minutos após um acidente do japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri), e foi paralisada a menos de 30 segundos do final após outro acidente, do alemão Michael Schumacher (Haas).

--- Grid de largada do Grande Prêmio da França de Fórmula 1:

1ª fila:

Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda)

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

2ª fila:

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

Sergio Pérez (MEX/Red Bull-Honda)

3ª fila:

Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)

Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Honda)

4ª fila:

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

5ª fila:

Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)

Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)

6ª fila:

Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)

Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)

7ª fila:

Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo-Ferrari)

George Russell (GBR/Williams-Mercedes)

8ª fila:

Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)

Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)

9ª fila:

Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo-Ferrari)

Nikita Mazepin (RUS/Haas-Ferrari)

10ª fila:

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Honda)

./bds/ati/pel/chc/mcd/dr/psr/aam