Topo

Messi brilha e Argentina vence Uruguai (1-0) pelo Grupo A da Copa América

19/06/2021 00h49

Brasília, 19 Jun 2021 (AFP) - A Argentina derrotou o Uruguai nesta sexta-feira por 1 a 0 vencendo o clássico do Rio da Prata, comandada pelo astro Lionel Messi, destaque da noite em Brasília, pela segunda rodada do grupo A da Copa América.

A equipe do técnico Lionel Scaloni entrou em campo determinada a sufocar o vizinho no estádio Mané Garrincha.

O único gol veio aos 13 minutos em meio à pressão dos 'albicelestes', com uma cabeçada do meia Guido Rodríguez após um cruzamento de Messi.

"Esta vitória nos deixa tranquilos porque a equipe foi muito bem contra um grande adversário", disse Scaloni, após o aguardado triunfo que veio depois de três empates, dois nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e um na estreia neste torneio continental.

O Uruguai, que estreou na Copa América após descansar na primeira rodada, respondeu com luta, mas com pouco jogo.

Seus maiores artilheiros de todos os tempos, Luis Suárez e Edinson Cavani, tentaram incomodar a defesa argentina que nesta sexta-feira se mostrou mais bem posicionada do que nos jogos anteriores.

Mas o meio de campo Celeste não conseguiu se impôr para alimentá-los, e o Uruguai manteve sua seca de gols que se arrasta desde a rodada dupla das eliminatórias no início de junho.

O técnico Oscar Tabárez disse que o Uruguai continua "tendo expectativas" na Copa América e que faltou criar chances de gol.

"Temos jogadores que possuem muita habilidade para fazer gols. Mas neste primeiro jogo não conseguimos supri-los de forma suficiente", afirmou.

Mantendo sua característica, o grande clássico teve uma polêmica na segunda metade do primeiro tempo, quando Cavani caiu na área da Albiceleste após um contato com Rodríguez e os jogadores uruguaios pediram pênalti.

O árbitro brasileiro Wilton Sampaio descartou sem hesitação e sem objeção do VAR.

- Messi faz a diferença -Messi desequilibrou para a Albiceleste, principalmente no primeiro tempo, fazendo aquilo que seus adversários mais temiam e honrando os elogios que seus rivais lhe fizeram na véspera do jogo.

Como havia descrito o técnico uruguaio Oscar Tabárez: o astro argentino é um "rei da precisão". Ele se destacou tanto individualmente com uma explosão imparável - até diante da sólida defesa formada por Diego Godín e José María Giménez -, quanto como facilitador para as jogadas de seus companheiros perto do gol de Fernando Muslera.

Uma dessas bolas foi o cruzamento que encontrou a cabeçada de Guido Rodríguez para fazer 1 a 0 aos 13 minutos.

Não houve a mesma conexão de Messi com Lautaro Martínez, atacante que ainda vive um jejum de gols.

Este foi o primeiro gol pela Albiceleste do jogador do Betis, de 27 anos, que começou como meia no lugar de Leandro Paredes.

O dinamismo de um primeiro tempo animado estagnou no segundo tempo, onde o Uruguai tentou assumir o controle mas sem sucesso embora a partida tenha se mantido equilibrada.

A Argentina voltou a diminuir seu ritmo no segundo tempo, algo que tem acontecido nos últimos jogos, e que lhes custou dois empates depois de sair na frente, contra a Colômbia e o Chile, embora desta vez tenham conseguido garantir a vitória.

- Chile vence a Bolívia -Mais cedo o Chile venceu a Bolívia na Arena Pantanal em Cuiabá sem grandes dificuldades por 1 a 0, resultado que colocou a 'Roja' no caminho certo para as quartas de final.

Já a seleção conhecida como 'La Verde', desfigurada devido a uma série de casos de covid-19, lutou o melhor que pôde, mas acabou sendo superada pelo jogo do Chile, impulsionado pelo gol do anglo-chileno Ben Brereton logo aos 10 minutos de jogo em Cuiabá.

O jogador do Blackburn Rovers recebeu sozinho em velocidade de Eduardo Vargas após um contra-ataque perfeito armado por Arturo Vidal. Ele driblou um zagueiro na grande área e soltou a bomba, sem chances para o goleiro Carlos Lampe.

Os jogadores comandados por Martín Lasarte chegaram a 4 pontos após o empate em 1 a 1 com a Argentina na estreia, enquanto a Bolívia emendou sua segunda derrota em duas partidas após o 3 a 1 contra o Paraguai.

A partida também foi marcada pela histórica estreia de um árbitro europeu na Copa América. O espanhol Jesús Gil Manzano apitou sem complicações e mostrou apenas três cartões amarelos (dois para a Bolívia e um para o Chile).

--- Jogos e classificação do Grupo A da Copa América-2021:

-- Já disputados:

Paraguai - Bolívia 3 - 1

Argentina - Chile 1 - 1

Argentina - Uruguai 1 - 0

Chile - Bolívia 1 - 0

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. Argentina 4 2 1 1 0 2 1 1

. Chile 4 2 1 1 0 2 1 1

3. Paraguai 3 1 1 0 0 3 1 2

4. Uruguai 0 1 0 0 1 0 1 -1

5. Bolívia 0 2 0 0 2 1 4 -3

-- Próximos jogos (horário de Brasília):

21/06 (18h00): Uruguai - Chile

22/06 (21h00): Argentina - Paraguai

24/06 (18h00): Bolívia - Uruguai

25/06 (21h00): Chile - Paraguai

29/06 (21h00): Uruguai - Paraguai

29/06 (21h00): Bolívia - Argentina

./bds/mls/aam